O programa de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) “Encontros Temáticos da Comunidade Negra” realiza nesta segunda-feira, dia 29, às 17h, no Instagram, a transmissão ao vivo “Um olhar decolonial para a sala de aula”. A atividade terá como convidado o professor da Rede Básica pública e doutorando em Educação na UFJF, Reginaldo Ramos de Britto, que também é mestre em Educação Matemática, especialista em Educação para Ciências e graduado em Ciências Humanas e Matemática pela Universidade.
“Nesta live a temática a ser discutida tem o foco na Educação Matemática Crítica. Neste encontro virtual será abordada a experiência desenvolvida, pelo professor Reginaldo Britto e seus alunos, numa comunidade Quilombola”, conta o coordenador do programa de extensão e professor do Departamento de Matemática da UFJF, Willian José da Cruz.
Cruz salienta que o objetivo do programa de extensão é debater as relações étnico-raciais, o racismo estrutural, a cultura negra e a participação do negro na sociedade, por meio de encontros mensais. Em tempos de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19, as atividades presenciais foram temporariamente suspensas e as ações podem ser acompanhadas pelas redes sociais.
“O programa de extensão visa discutir o papel social e político da Educação. Entendemos que pela educação podemos superar o racismo e outras formas de discriminação na nossa sociedade. O professor Reginaldo faz uma ponte bastante relevante sobre o papel da Educação Matemática Crítica. Em seus trabalhos, aborda desde o modo habitual de conceber o conhecimento até a organização do currículo escolar, questionando o mito da democracia racial que nos impele a naturalizar as assimetrias sociais e étnico-raciais em práticas cotidianas”, explica Cruz.
Conheça o blog do Programa de Extensão Encontros Temáticos da Comunidade Negra e siga o projeto no Instagram.
Iniciativa Pioneira
O programa de extensão ‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ é uma iniciativa pioneira na UFJF. Sob coordenação do professor Willian Cruz, tem a participação de docentes de outras unidades acadêmicas, como Fernanda Thomaz, do Departamento de História, Zélia da Costa Ludwig, do Departamento de Física, Francione de Oliveira Carvalho, da Faculdade de Educação, e Julvan Moreira de Oliveira, também da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da instituição. A iniciativa conta ainda com a participação de dois bolsistas estudantes de graduação, Yago Souza e Andressa Borges, ambos do Bacharelado em Nutrição.
Saiba mais:
“Matemática Africana quando e onde?”
“Encontros Temáticos da Comunidade Negra” lança blog
Encontros temáticos sobre a comunidade negra de Juiz de Fora e região
‘Encontros Temáticos da Comunidade Negra’ recebe inscrições de bolsistas
Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br