A plataforma JF Salvando Todos, desenvolvida e alimentada por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresenta números e gráficos atualizados sobre a pandemia do novo coronavírus. Além de disponibilizar essas informações, o grupo divulga boletins informativos quinzenalmente, apresentando uma leitura clara e acessível sobre os dados acerca da Covid-19. A quarta edição foi publicada nesta quarta-feira, 24

Apenas 18,6% dos pacientes na região afirmam ter comorbidades

Outras novidades recentes da plataforma são a disponibilização de gráficos correspondentes à evolução da letalidade da Covid-19 e do uso de respiradores pulmonares. Também é possível ver infográficos ilustrando a quantidade desses aparelhos e um maior detalhamento sobre o perfil dos leitos complementares dedicados à doença causada pelo novo coronavírus.

Os autores do documento destacam que a transparência e o fácil acesso aos dados sobre a evolução da pandemia são cruciais para salvar vidas, além de ser essenciais para o pleno exercício da democracia. No atual boletim, os pesquisadores destacam que os casos de Covid-19 crescem aceleradamente em Juiz de Fora; a semana mais recentemente analisada pelo grupo foi marcada pelo maior registro de novos casos na cidade, alcançando um aumento de 166% no número de diagnósticos em relação à semana anterior.

Casos em Juiz de Fora cresceram 166% em relação à semana anterior

De acordo com a análise epidemiológica, a taxa de letalidade no município está em 3,66% – uma queda em relação ao início do mês, quando estava em 5,43%. Os pesquisadores destacam o perfil dos casos confirmados e das mortes: a maior concentração de diagnósticos positivos está nos pacientes que têm entre 20 e 49 anos; já a taxa de óbito é maior entre as pessoas com mais de 60 anos. Ainda em relação aos casos confirmados, pouco mais da metade deles (52%) representa pessoas do sexo feminino. Já entre todos os diagnosticados, 18,6% responderam possuir algum tipo de comorbidade.

A Zona da Mata também registrou o maior valor de casos confirmados desde o início da pandemia, ficando atrás apenas da mesorregião metropolitana de Belo Horizonte. A microrregião de Juiz de Fora lidera os números seguida da de Muriaé, com 59 e 27 óbitos respectivamente, registrados até a última terça-feira, 23. O boletim informativo também informa sobre diferentes regiões do estado e do país, com ênfase no fato de que o Brasil ultrapassou um milhão de casos confirmados. De acordo com os dados, o tempo estimado de duplicação de casos confirmados no país é de cerca de 22 dias.

Tempo estimado de duplicação de casos no país é de cerca de 22 dias

Esforço coletivo
O pesquisador do Departamento de Estatística, Marcel Vieira, afirma que o JF Salvando Todos é fruto dos esforços coletivos de pesquisadores e estudantes da UFJF e instituições parceiras, como o Centro Universitário de Brasília, reunindo colegas das áreas de Estatística, Saúde e Comunicação. Os dados apresentados na plataforma são referentes a todo território nacional brasileiro, sendo possível pesquisá-los por regiões de saúde, unidades da federação, cidades e regiões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O site também conta com uma área virtual dedicada às notas técnicas divulgadas pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da UFJF.

Outras informações:
4° boletim informativo JF Salvando Todos