Desenvolvida e alimentada por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a plataforma JF Salvando Todos apresenta números e gráficos atualizados sobre a pandemia do novo coronavírus. Os dados são referentes a todo território nacional brasileiro e é possível pesquisá-los por Regiões de Saúde ou Regiões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Além de disponibilizar as informações publicamente, o grupo de pesquisadores divulga boletins informativos quinzenalmente, apresentando uma leitura clara e acessível sobre os dados acerca da Covid-19. A terceira edição foi publicada nesta quarta-feira, 10. A plataforma também com uma área virtual dedicada às notas técnicas divulgadas pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da UFJF.

Juiz de Fora alcançou a taxa de letalidade de 4,8%

Os autores do documento destacam que a acessibilidade e a transparência de informações sobre a saúde pública é essencial para o pleno exercício da democracia. No boletim mais recente, os pesquisadores destacam que Juiz de Fora alcançou a taxa de letalidade de 4,8%, a segunda maior em Minas Gerais. A média brasileira no mesmo período é de 5,2%. Já a Zona da Mata é a sexta região no estado em número de casos confirmados por milhão de habitantes. 

O informativo também orienta a respeito de como visualizar os dados relativos à pandemia por meio de diferentes tipos de gráficos. A plataforma JF Salvando Todos disponibiliza tanto os lineares quanto os logarítmicos. No boletim, é explicado o porquê da visualização logarítmica ser mais adequada no caso do novo coronavírus, uma vez que os casos de Covid-19 crescem em número exponencial. 

Além da Zona da Mata, o documento também destaca regiões do estado e do país, apontando informações sobre os maiores e menores número de casos – o noroeste de Minas Gerais, por exemplo, tem o índice mais alto do estado. Outra explicação fornecida pelos pesquisadores é sobre o motivo do distanciamento social ser essencial para o controle da pandemia, citando o mapeamento matemático feito pelo Imperial College de Londres.

Esforço coletivo
O pesquisador do Departamento de Estatística, Marcel Vieira, afirma que a plataforma é fruto dos esforços coletivos de pesquisadores e estudantes da UFJF e instituições parceiras, como o Centro Universitário de Brasília, reunindo colegas das áreas de Estatística, Saúde e Comunicação. 

Outras informações:
3° boletim informativo JF Salvando Todos
Plataforma JF Salvando Todos