A Farmácia Universitária e o Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem, nesta quarta, 3, a entrega do último lote de álcool gel 70 para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Produção beneficia instituições como Hospital Universitário, Hemominas e Samu (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

As doações são fruto da parceria firmada, no dia 17 de abril, entre Universidade e PJF, que recebeu doações de insumos feitas por uma rede colaborativa de empresários do município. Com a entrega do último lote, de 42 galões (aproximadamente 200 kg), a iniciativa soma mais de 3.200 kg de álcool gel 70, distribuídos semanalmente entre as unidades básicas de Saúde (UBS’s) de Juiz de Fora.

“Finalizamos uma etapa importante do nosso trabalho em relação ao compromisso com a Prefeitura e em tentar apoiar o município no combate à pandemia. A produção se iniciou em meados de abril e, para nós, é uma satisfação muito grande termos empenhado esforços para atender às demandas da sociedade, ressalta o diretor da Faculdade de Farmácia da UFJF, Marcelo Silvério. 

Polo
Desde o início da pandemia de Covid-19, a Farmácia Universitária da UFJF tem atuado como um dos polos de produção e distribuição de álcool gel 70 para os serviços de saúde da região, beneficiando instituições como Hospital Universitário (HU-UFJF), Hemominas e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nesta produção, além dos profissionais ligados à Farmácia Universitária, estão envolvidos pesquisadores e técnico-administrativos em educação da Faculdade de Farmácia e do Departamento de Química do ICE.

Já o Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF recebeu a doação de mil litros de álcool a 96% GL, da BR Distribuidora. Desde então, equipes compostas por docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs) trabalham em dois laboratórios para diluir e distribuir álcool 70 a partir dos insumos doados. 

Até o momento, a iniciativa já transformou 400 litros de álcool 70, sendo que metade foi distribuída para o Samu, que o utiliza para a higienização dos veículos que transportam pacientes, e a outra metade foi doada para a Polícia Militar (PM).