Plataforma apresenta gráficos atualizados sobre o coronavírus na região e no país; acima, dados sobre Juiz de Fora (Fonte: Divulgação)

O segundo boletim informativo JF Salvando Todos está no ar. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o documento é divulgado quinzenalmente e apresenta dados sobre a Covid-19 de forma acessível, interpretando gráficos e números oficiais. Em sua segunda edição, com informações coletadas até quarta-feira, 26, o boletim informa que Juiz de Fora é a terceira maior cidade de Minas Gerais em número de casos confirmados do novo coronavírus. Outro destaque são as atualizações da plataforma JF Salvando Todos, que agora permite a visualização de informações sobre todos os municípios do Brasil, agregados por microrregiões e macrorregiões de saúde. A plataforma, por sua vez, é atualizada diariamente. 

Dados de Juiz de Fora correspondem a mais de 95% de casos e mortes por Covid-19 na microrregião

Contabilizando os diagnósticos de Covid-19 e óbitos registrados por conta da doença, os números de Juiz de Fora correspondem a mais de 95% dos casos confirmados e das mortes registradas na microrregião de saúde à qual o município pertence. Na data de publicação desta matéria, Juiz de Fora conta com 603 casos de Covid-19, 31 óbitos causados pela doença e 202 pessoas em acompanhamento. Já o Brasil totaliza mais de 438 mil casos confirmados e acima de 26 mil óbitos, figurando, de acordo com o boletim, como epicentro global da pandemia. Outro destaque do documento é a taxa de 43% de casos recuperados na Zona da Mata Mineira.

Novos dados integrados
Desde o lançamento do primeiro boletim, no dia 13 de maio, a plataforma JF Salvando Todos continuou a ser otimizada pela equipe, que conta com estudantes e profissionais das áreas de Estatística, Saúde e Comunicação. Atualmente, é possível observar, de forma intuitiva e acessível, os dados sobre micro e macrorregiões de saúde brasileiras, incluindo dados dos perfis de internações, número de leitos hospitalares disponíveis e uma área virtual dedicada às notas técnicas divulgadas pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da UFJF.

“Dados apresentados para essa agregação geográfica são muito úteis para os gestores de saúde municipais e estaduais, além da possibilidade de serem utilizados para a integração das ações e serviços públicos de saúde de forma regionalizada e hierarquizada”, elucida o pesquisador do Departamento de Estatística, Marcel Vieira, idealizador do boletim JF Salvando Todos. “A evolução contínua da pandemia e os crescentes desafios que estamos enfrentando têm sido as nossas principais motivações para desenvolvermos ainda mais a plataforma. Dados e informações sobre a Covid-19 divulgados de forma simples, amigável e sempre atualizada são uma importante contribuição da Universidade para a sociedade e os gestores de saúde.”

Outras informações:
2ª edição do Boletim Informativo JF Salvando Todos
Plataforma JF Salvando Todos