Atendimento é gratuito: disque (32) 3512-0768

Para evitar o aumento de aglomerações e a locomoção desnecessária de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus, profissionais da saúde reforçam a importância do Disque-coronavírus, forma de atendimento remoto desenvolvida por meio de uma parceria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O serviço é gratuito e pode ser acessado tanto pelo telefone (32) 3512-0768 quanto pelo site Busco Saúde. O atendimento está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. 

Como funciona?
“No serviço remoto, o cidadão é recebido por um atendente virtual que é médico ou enfermeiro. Se estiver sintomático, o usuário será orientado de acordo com a gravidade de seu quadro. Se os sintomas forem leves de acordo com a avaliação do atendimento, ele é orientado a permanecer em casa, em isolamento e sob observação. Em casos mais sérios, a pessoa será redirecionada para um profissional de saúde”, explica a médica infectologista do Departamento de Vigilância Epidemiológica da PJF, Sônia Rodrigues. 

É indicado que entrem em contato pessoas que apresentem dois ou mais dos sintomas do novo coronavírus: febre, tosse, dor de garganta, cefaléia (dor de cabeça), coriza, dor no corpo ou perda de olfato e paladar. Mesmo assintomático, qualquer cidadão também pode conversar com os atendentes do Disque-coronavírus a fim de esclarecer dúvidas sobre a Covid-19.

“Algumas pessoas estão procurando atendimentos de saúde com sintomas muito pequenos ou até mesmo sem nenhum deles, na intenção de resolver dúvidas ou realizar exames. Nesse sentido, o serviço do Disque-coronavírus ajuda a reduzir o atendimento hospitalar sem necessidade, evitando uma exposição desnecessária a alguma infecção”, conclui Sônia Rodrigues.

Mais informações a respeito do serviço podem ser encontradas no site exclusivo disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora. Além do atendimento remoto, o portal exibe as principais medidas de enfrentamento ao vírus em Juiz de Fora, orientações de prevenção, ajuda para identificar sintomas e materiais audiovisuais a respeito da pandemia. As informações são atualizadas diariamente.

Outras informações:
(32) 3512-0768 (Disque-coronavírus)
Busco Saúde