O projeto de extensão “Papo Reto: educação, comunicação e informação em saúde”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem desenvolvido conteúdos, por meio das redes sociais, para empoderar a comunidade e sanar dúvidas relativas à área de saúde, entre elas, orientações sobre os cuidados devidos com a Covid-19. A ação possibilita que as pessoas encaminhem perguntas via mensagens no instagram @paporetoufjf  ou pelo e-mail paporeto.ufjf@gmail.com.

Postagens podem ser encontradas em formatos de vídeos, fotos, textos e, em breve, podcasts, e têm o objetivo de empoderar a população com informações e conhecimento baseados na ciência (Imagem: Gordon Johnson/Pixabay)

O Papo Reto, formado pela coordenadora Rayla Lemos e cinco estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, desenvolve estratégias de educação, comunicação e informação sobre a área. “Apesar de, no momento, abordarmos temas relativos ao enfrentamento à Covid-19, a proposta é que tenhamos uma ação constante, onde pretendemos levar conhecimento de forma acessível para toda a população”, explica Rayla.

De acordo com a coordenadora, a ferramenta, além de buscar empoderar a comunidade sobre questões de saúde, visa uma interlocução com a sociedade para que possam ser identificadas as principais necessidades de informação. “O projeto é uma oportunidade de empreender esforços para que a qualidade de vida das pessoas, a transformação social e as práticas de cuidado em saúde sejam uma finalidade constante da ciência.”

Valorização da Ciência
As postagens podem ser encontradas em formatos de vídeos, fotos, textos e, em breve, via podcasts, disponibilizados nos aplicativos spotify e deezer pela página Papo Reto UFJF. Rayla aponta que o material divulgado nessa semana se baseia na apresentação do projeto, mas, para as próximas, serão trabalhados temas como as dúvidas de crianças sobre a Covid-19 e sobre a valorização da ciência, com foco em estudos e pesquisas realizados sobre o tema, incluindo os desenvolvidos na UFJF.

“É importante destacar que a iniciativa, por ser interdisciplinar, traz inúmeros benefícios, não apenas para a comunidade, mas para os estudantes que integram o Papo Reto. É uma oportunidade de desenvolver outras habilidades que, às vezes, passam despercebidas durante os cursos. Além disso, possibilita uma interlocução com outras áreas e desponta qualidades como uma melhor comunicação e o poder informar com mais segurança. Questões como essas não poderão mais passar despercebidas daqui para frente na área de saúde”, observa Rayla.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o projeto é muito importante por articular diferentes áreas de conhecimento em saúde da UFJF e, a partir disso, trabalhar em cima das dúvidas e necessidades da comunidade, valorizando o que ela precisa e a orientando por meio da informação. “Assim como essa ação, que responde dúvidas comunitárias sobre como se proteger e se comportar nesse contexto de pandemia em que vivemos e busca ser uma ação contínua, o Papo Reto faz parte de um conjunto de iniciativas que a Universidade vem desenvolvendo para que as pessoas possam atravessar esse momento da melhor forma possível.”

Outras informações
Instagram: @paporetoufjf  

Facebook:  @paporeto.ufjf 

YouTube: Papo Reto UFJF 

Email: paporeto.ufjf@gmail.com

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF