Objetivo é arrecadar alimentos, materiais de higiene e dinheiro para confecção de máscaras (Foto: Pixabay)

A campanha “História Solidária”, ação conjunta de estudantes e professores do curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está arrecadando doações de alimentos e materiais de higiene. O objetivo é ajudar famílias que estão em vulnerabilidade social, em alguns bairros de Juiz de Fora, em razão das consequências provocadas pelo distanciamento social devido à pandemia. Além disso, com as contribuições em dinheiro, serão confeccionadas máscaras e panfletos, com informações sobre prevenção ao novo coronavírus. As doações serão recolhidas até 31 de maio.

Os recursos serão repassados ao Lar de Idosos Santa Luiza de Marillac, no Bairro Furtado de Menezes, e cerca de 28 famílias residentes no Bairro Santa Rita de Cássia e na região. A escolha dos locais levou em conta o risco social e também a saúde dos idosos, tendo em vista o avançar da idade. “Queremos levar até estas pessoas um auxílio, nem que seja pontual, para tentar reduzir os estragos causados por essa pandemia e pelo notório abandono do estado, que hoje assola o país”, ressalta Luís Roberto Cruz, bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de História Oral e Imagens (Labhoi/Afrikas) e coordenador da Liga Esportiva dos Acadêmicos de História  (Ledah).

Ações de solidariedade são fundamentais em tempos de crise. Nesse sentido, segundo Cruz, também cabe à universidade pública ajudar no enfrentamento da pandemia ao lado da população. “Entendemos que a arrecadação e posterior distribuição de doações, não resolverá os problemas daqueles que irão recebê-las. O que precisamos de fato são de transformações radicais em nossa sociedade. A covid apenas expôs ainda mais as consequências do rumo que o mundo humano vem escolhendo”, diz.

Parcerias
A iniciativa conta ainda com o apoio do Centro Acadêmico de História (CA), do Centro de Conservação da Memória (Cecom – UFJF), e dos grupos de pesquisa e extensão, Laha (Laboratório de História da Arte), Lahes (Laboratório de História Econômica e Social), LAHPS (Laboratório de História Política e Social), Lapa (Laboratório de Patrimônios Culturais) e Nehsp (Núcleo de Estudos em História Social da Política).

Contas para contribuição em dinheiro

Banco do Brasil
Conta Corrente: 25478-9
Agência: 5888-2
Larissa Abreu

PicPay (de Luís Roberto da Silva Cruz)

Vakinha Online

Pontos de coleta para arrecadação de alimentos e itens em geral

Bairro Grajaú – Lucas Netto: tel (32) 98874-9527
Bairro Santa Luzia e região- Michaela Santiago: tel (32) 99125-0467
Bairro São Mateus e região –  Márcio Afonso: tel (32) 99199-5818
Bairro São Pedro e região – Luís Roberto Cruz: tel (32) 99997-8915

Cecom – Endereço: Av. Getúlio Vargas, 763 esquina com a Rua: Mal. Floriano Peixoto / SN (entrada pela Mal. Floriano Peixoto) – Centro, Juiz de Fora

Atualizada às 8h35 do dia 14/05/2020, a conta da Caixa estava errada.