Página é permanente e as atualizações de conteúdo ocorrem de forma contínua (Imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

Quais os impactos econômicos e como a crise do novo coronavírus deve ser gerenciada? Essas e outras perguntas estão sendo respondidas pelo Grupo de Educação Tutorial (GET)  do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Durante a pandemia uma das atividades do grupo foi a criação da página GET/Covid-19. Com o intuito de levar informação para a comunidade, os  estudantes produzem materiais e levantam informações e artigos já publicados. A página é permanente e as atualizações ocorrem de forma contínua.

O professor e coordenador, Lourival Batista de Oliveira, destaca a importância de falar sobre economia com a população. “Os assuntos e discussões econômicas feitas pelos bolsistas estão sendo disponibilizados para a comunidade. O tema é muito sério para ficar só no âmbito dos economistas. A crise afeta todo o mundo e é importante que as pessoas entendam a função da economia.”

Para o professor, é importante que as decisões econômicas beneficiem a população como um todo. “A economia deve estar subordinada aos interesses da sociedade e não o contrário. Ela tem que permitir uma vida digna para todos, isso implica em manter as pessoas vivas. É importante que as medidas tomadas consigam recuperar o nível de atividade econômica, garantindo condições que possam atender as necessidades das pessoas, ajudando-as a sair da crise intensificada pelo coronavírus.”

Na página, é possível encontrar materiais informativos que abordam as medidas tomadas pelo Ministério da Economia em virtude do combate à Covid-19. Entre eles, artigos sobre a complexidade na produção dos respiradores e de produções de equipamentos de baixo custo para a respiração, e sugestões de medidas que garantam melhores condições econômicas a curto e longo prazo.

get-economia-ufjf@googlegroups.com