Projeto de extensão da UFJF, o Garra prepara 65 estudantes para exames vestibulares, como o Enem (Foto: Pixabay)

O cursinho popular Garra, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ministra aulas virtualmente para os alunos durante a recomendação para o distanciamento social. Atualmente com 36 membros para atender 65 estudantes, o Garra utiliza ferramentas on-line, onde os materiais são disponibilizados, sendo encaminhadas para os participantes apenas disciplinas que seriam estudadas durante aquele dia.

Para facilitar o acesso estudantil, foi construído uma biblioteca virtual, utilizando o drive do Departamento de Ensino, contendo uma pasta para cada matéria. Além disso, os integrantes recebem as aulas por meio de um grupo criado no aplicativo de mensagens Whatsapp e têm acesso gratuitamente às videoaulas do cursinho pré-vestibular Descomplica.

De acordo com o diretor de Ensino do Garra, Jardel Vianello, alguns professores têm feito suas próprias videoaulas ou enviam vídeos do YouTube sobre a matéria, sempre com um roteiro para direcioná-los. “Além disso, recebemos apoio do cursinho Cave, que disponibiliza apostilas para todos os nossos alunos. Esse material é muito utilizado como base para alguns professores, mas também há aqueles que preferem montar seu próprio conteúdo e enviá-lo em formato PDF. O corpo docente também têm sido orientado a criar uma lista de exercícios para que os estudantes dêem um feedback sobre o entendimento da lição, além de servir como uma forma de verificação de adesão dos alunos a esse programa de ensino a distância”, explica.

Educação de qualidade
Vianello destaca que ações como o cursinho popular demonstram o quanto a sociedade é desigual, onde iniciativas como a do Garra, apesar das limitações, são importantes por trazerem novas oportunidades em busca de transformação social e igualdade. “Enquanto projeto social, sempre estamos lutando em prol do acesso à educação de qualidade, com foco no ingresso dos estudantes em cursos superiores, sem contar que também damos total importância para a construção de valores e para o acolhimento dessas pessoas.”

De acordo com a coordenadora do projeto extensionista, Ivana Moutinho, o curso ser oferecido virtualmente dá continuidade ao aprendizado e preparo dos estudantes para as provas vestibulares “As atividades que podem ser realizadas a distância devem ser mantidas, pois trazem inúmeros benefícios para a comunidade. O Garra é um curso basicamente teórico, dessa maneira, é um trabalho que pode ser realizado de forma quase plena, exceto pela falta do contato humano que nada pode substituir. É uma maneira do estudante poder aproveitar o tempo ócio para estudar. Já aqueles que trabalham, e não podem ficar em casa, devem se organizar para também participar das aulas.”

Além disso, Ivana reitera o quanto a Universidade tem sido participativa junto ao município, ao empenhar ações que auxiliam a comunidade durante a pandemia. “A UFJF tem realizado grandes ações em combate a Covid-19, como a produção de álcool em gel, os trabalhos estatísticos para as projeções de possíveis infectados pelo vírus e agora a ação do Garra para oferecer um curso preparatório para vestibulares e para o Enem. Em um período, onde as pessoas devem estar mais tranquilas, é uma maneira para de se concentrar e realizar as atividades à distância.”

Desafios
A proposta tem trazido desafios, como promover a adesão estudantil por meio do ensino à distância e a falta de contato físico entre os alunos e os membros do Garra, considerando que o projeto atende um público em vulnerabilidade social. Entretanto, Vianello diz que a maior dificuldade tem sido a de adaptação, o que tem levado alguns alunos a terem crise de ansiedade ao sentirem que estão sendo pouco produtivos.

“Nesses dias de isolamento e com a redução da economia, alguns alunos têm tido dificuldades para se manterem financeiramente, havendo até um caso de corte de internet e incapacidade de o aluno em se manter atualizado sobre o que se passa no cursinho. Estamos desenvolvendo algumas atividades com nossos patrocinadores para tentar ajudar os que precisam urgente de recursos de subsistência, como alimentos, gás de cozinha, e outros itens. Pensando em contornar essas situações, estamos desenvolvendo ações, como a de apadrinhamento, que tem a prioridade de entender as demandas estudantis, ajudando-os psicologicamente de forma individual a lidar com a ansiedade, a construir um plano de estudo e a conseguir organizar uma rotina para ter o dia mais produtivo nesse tempo”, ressalta.

O Garra
Criado em 2017 com o intuito de democratizar o acesso à Universidade, o curso conta com uma equipe composta inteiramente por voluntários, buscando trabalhar as demandas de processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das aulas preparatórias, são oferecidos materiais didáticos, monitorias, conteúdos complementares e simulados periódicos. O curso é gratuito e voltado para estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares.

direcao.garra2019@gmail.com

Garra Cursinho Popular

@garra.cursinho Instagram

Nos acompanhe nas redes sociais