Após o anúncio da suspensão das atividades presenciais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como medida preventiva à não propagação e infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), muitos estudantes, professores e servidores apresentaram dúvidas  sobre o funcionamento das atividades na Universidade.

Para responder à comunidade acadêmica, listamos as principais questões, recebidas por meio das redes sociais da UFJF. Confira.

Quando as aulas voltam?

O calendário acadêmico foi suspenso, sem data estipulada para retorno.

Leia mais:
Conselho Setorial de Graduação suspende calendário acadêmico
Confira a íntegra da Resolução nº 23/2020 do Congrad

O semestre letivo será adiado?

O semestre letivo será retomado assim que houver condições para retorno. Será elaborado outro calendário acadêmico, considerando o que já foi cumprido neste semestre. 

Professores podem dar aula a distância? O que eles podem exigir?

Não. Com a suspensão do calendário acadêmico, todas as atividades letivas estão suspensas. Não é possível o envio de nenhum tipo de atividade para ser computada como componente do semestre letivo.

Posso computar atividades complementares durante esse período?

Com a suspensão do calendário acadêmico não é permitido o envio de atividades complementares. Todas as atividades estão suspensas. 

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) será adiado?

Ao retornar às atividades acadêmicas na Universidade e na Escola Básica, serão feitas reuniões para discutir a necessidade de novo prazo para a realização das provas do Pism. 

Quando será divulgado o edital da programação do Pism? Quando serão as inscrições?

A UFJF aguarda a solução da pandemia para determinar prazos de editais e inscrições para o vestibular seriado.

Quando vai ser a matrícula presencial do 4º e do 5º editais de reclassificação do Pism, do Sisu e de vagas ociosas (Sisu)?

As matrículas dos próximos editais de reclassificação serão retomadas tão logo o calendário acadêmico seja refeito. 

Quais setores estão funcionando?

Foi deliberado pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF que estão em funcionamento apenas setores considerados essenciais e estratégicos: segurança, saúde, comunicação, sistema de informação, Gabinete da Reitoria, Secretaria Geral, secretarias das pró-reitorias acadêmicas, assistência estudantil, Ouvidoria, pagamento de fornecedores, de pessoal e de bolsas, gestão de contratos, licitações e Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Leia mais:
Conselho Superior suspende atividades presenciais por 15 dias
Resolução do Conselho Superior

Como o RU está funcionando? Quem pode ser atendido? O que levar para conseguir a marmitex?

O Restaurante Universitário (RU) está fechado para o público, atendendo somente estudantes bolsistas da modalidade de Alimentação e alunos habitantes da Moradia Estudantil. Para atender à demanda, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) fez um levantamento, em que os alunos puderam apresentar interesse, ou não, em receber a refeição. No campus de Governador Valadares, o fornecimento também foi garantido.

Leia mais:
Levantamento de demanda do RU para discentes da modalidade Alimentação

Conheço alguém que está doente, o que preciso fazer para pegar a marmitex para ele ou ela?

Seguindo a recomendação da Pró-reitoria de Assistência estudantil (Proae), o discente deve apresentar uma declaração do aluno ou aluna, autorizando a pegar a marmitex.

A academia ao ar livre está funcionando?

Não. O Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre o coronavírus decidiu, na última sexta-feira, 20, pela proibição do uso das áreas de lazer da UFJF, incluindo Praça Cívica e todo o seu entorno, equipamentos de ginástica e bicicletário. As decisões atendem às determinações do município e visam contribuir com o isolamento social.

Leia mais:
Comitê decide pelo fechamento de áreas de lazer e estacionamentos do campus

O Mamm, o Memorial Itamar Franco, o Centro de Ciências e o Jardim Botânico estão funcionando?

Não. Todos os espaços que possibilitam a aglomeração de pessoas atendem às determinações do município e visam contribuir com o isolamento social.

Nos acompanhe nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF 

Twitter: @UFJF_

Youtube: TVUFJF