A 63ª edição do Boletim Informativo da plataforma JF Salvando Todos – publicada nesta quarta-feira, 28 – é fruto de análises de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do documento é comunicar, de forma direta e acessível, os dados da pandemia de covid-19 relativos ao cenário local, regional e nacional. “Os principais destaques desta edição são a confirmação da redução do número de casos confirmados, algo que acompanhamos há algumas semanas, e uma redução do número de vidas perdidas”, destaca o professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Marcel Vieira.

De acordo com os dados apresentados, trata-se da menor média móvel de óbitos por covid-19 registrados no Brasil desde abril de 2020. “Estamos num momento de maior tranquilidade. De qualquer forma, é muito importante continuarmos vigilantes e, por isso, seguimos atentos e acompanhando os números de perto, fazendo nossas análises e publicando nossos boletins quinzenalmente”, explica Vieira. Semanalmente, 500 vidas são perdidas para a covid-19 no país.

Número de óbitos novos por dia no Brasil desde abril de 2020 (Fonte: JF Salvando Todos)

Cenário de estabilidade em Juiz de Fora
No dia 11 de setembro, Juiz de Fora registrou 74.146 casos confirmados e 2.330 mortes em decorrência do coronavírus, segundo dados da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Os indicadores evoluíram, no dia 24 de setembro, para 74.206 casos confirmados e 2.332 vidas perdidas, representando aumentos de 0,08% e 0,09%, respectivamente, no período de 14 dias. Na 38ª semana epidemiológica, contabilizada entre 18 e 24 de setembro, o município registrou 35 novos casos e zero vidas perdidas, o que significa um aumento de 40% no número de casos e redução de 100% no número de registro de óbitos em relação à 37ª semana epidemiológica (de 11 a 17 de setembro).

A taxa de letalidade se mantém estável em Juiz de Fora. Calculada a partir da divisão do número de vidas perdidas desde o início da pandemia pelo número de casos registrados no mesmo período, a taxa era de 3,14% no dia 24 de setembro (mesma porcentagem observada nos dias 10 e 17 de setembro). Já no Brasil, a taxa de letalidade foi de 1,98%, em 24 de setembro (também foi a mesma nas semanas anteriores). O coeficiente de letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate) da covid-19 é calculado para cada um dos meses, a partir da divisão do número de vidas perdidas pelo número de casos registrados no referido mês. Em Juiz de Fora, o CFR de agosto foi 1,17% (foi 1,54% em julho). Em agosto de 2021, o CFR foi 3,71% e, em agosto de 2020, 3,39%.

Transmissão passa de “elevada” para “moderada” em Governador Valadares
Enquanto a 62ª edição do boletim apontou a transmissão de covid-19 em Governador Valadares como “elevada”, de acordo com os critérios do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), a 64ª edição classifica a transmissão dos últimos dias como “moderada”. De acordo com a terminologia adaptada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir da definição do CDC, o nível de transmissão do coronavírus é classificado como “moderado” quando são registrados de 10 a 49,99 casos por 100 mil habitantes, e como “elevado” quando são registrados entre 50 e 99,99 casos por 100 mil habitantes.

Segundo os dados atualizados até o dia 12 de setembro, ao analisarem a distribuição dos casos confirmados por faixas etárias, os pesquisadores observaram que crianças e jovens com até 19 anos representam 6,22% dos casos em GV; homens representam 44,64%; e mulheres, 55,04%. Já a análise da distribuição dos óbitos indica que, dentre os que perderam suas vidas para a covid-19, 52,68% eram homens; 47,32% eram mulheres; e 0,39% eram crianças e jovens no município de Governador Valadares.

Outras informações:
63ª Edição do Boletim Informativo da Plataforma JF Salvando Todos