Em sua passagem pelo continente europeu e pela América do Norte, a BQ.1 – uma sublinhagem de BA.5, da variante Ômicron do coronavírus – causou um aumento expressivo no número de casos de Covid-19 e de internações hospitalares causadas pela doença. É por isso que a confirmação da chegada dessa sublinhagem ao Brasil preocupa as autoridades em saúde e os pesquisadores; entre eles, os responsáveis pela plataforma JF Salvando Todos, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que divulga, de forma simples e acessível, dados e infográficos sobre a pandemia. A edição mais recente do boletim informativo foi publicada nesta quarta-feira, 9 de novembro.

“Uma preocupação é que, por estarmos testando muito pouco, talvez não estejamos enxergando a verdadeira realidade dos números da pandemia nos dias atuais. E, com isso, pode ser que iremos observar esse aumento por meio do aumento das internações – e aí, seria tarde para atuarmos com possíveis medidas protetivas”, pondera o pesquisador Marcel Vieira, coordenador geral do boletim da JF Salvando Todos. 

“Por isso, é importante orientar a população a colocar os seus esquemas vacinais em dia, testar mais e voltar a usar máscaras em ambientes fechados, com aglomeração ou com pouca circulação de ar. Com isso, nós podemos mitigar os possíveis efeitos da circulação desta nova sublinhagem”, orienta Vieira.

Números oficiais de JF indicam estabilidade, mas testagem é baixa
No dia 5 de novembro, Juiz de Fora acumulava 74.356 casos confirmados e 2.335 vidas perdidas para a Covid-19, representando aumentos de 0,03% e 0,04%, respectivamente, em relação aos números contabilizados 14 dias antes. Na 44ª semana epidemiológica, marcada entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, foram registrados 14 novos casos e 1 óbito no município. Nesta mesma semana, o nível de transmissão foi classificado como “baixo”, segundo a terminologia adaptada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir da definição do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

A média móvel de 7 dias para o número de casos novos regrediu de 8,57 casos (registrados em 23 de outubro) para 2,0 casos (contabilizados em 5 de novembro). Nesse mesmo período, a média móvel para o número de casos suspeitos caiu de 48,29 por dia para 6,14 por dia. Já a média móvel de óbitos evoluiu de 0 óbitos por dia para 0,14 óbitos por dia.

O coeficiente de letalidade (CFR, acrônimo para case fatality rate) da Covid-19 é calculado para cada um dos meses a partir da divisão do número de vidas perdidas pelo número de casos registrados no mesmo período. Em Juiz de Fora, o CFR de outubro foi 2,08% (em setembro, foi 2,33%). Uma hipótese para estes valores elevados pode ser a baixa testagem ou um aumento no número de casos assintomáticos. Em outubro de 2021, o CFR foi 2,74% e, em outubro de 2020, 3,92%.

Outras informações:
66ª edição do boletim da plataforma JF Salvando Todos