Podem ser pedidos dispensa, inclusão e equivalência de disciplinas, além de cômputo de opcionais (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre, nesta segunda, 2, o prazo para pedidos de aproveitamento de créditos a serem acrescidos ao histórico acadêmico. Estudantes dos cursos de graduação que cursaram disciplinas de nível superior em outra graduação na UFJF, em outra instituição de ensino superior (IES), ou ainda que estudaram em universidades estrangeiras, podem fazer o requerimento até dia 31 de março.

Alunos do campus de Juiz de Fora devem comparecer à Central de Atendimento (CAT), no prédio da Reitoria. Já aqueles do campus avançado de Governador Valadares podem procurar as coordenações de curso. Os estudantes de cursos a distância fazem o procedimento no seu respectivo polo de apoio presencial. No momento da solicitação devem ser apresentados o formulário preenchido e os documentos necessários. Terceiros devem estar com procuração simples, que não precisa ser autenticada em cartório, e a cópia da identidade do interessado.

Segundo o coordenador de Atendimento, Mauro Eduardo Leopoldino, é importante que as pessoas consultem o site da CAT para verificar em qual caso de aproveitamento de estudos  se enquadram, apresentando a documentação pertinente, que sempre envolve o histórico e, em alguns casos, emendas da disciplina, quando se tratar da solicitação de dispensa. “Com isso a UFJF possibilita que os estudantes agreguem conhecimentos adquiridos em outras vinculações de ensino superior e aprimorem as experiências universitárias”, explica.

O aproveitamento de estudos possui quatro modalidades: dispensa de disciplina, inclusão de disciplina, equivalência de disciplina e cômputo de opcionais.

Confira o quadro.

Dispensa de disciplina Inclusão de Disciplina Equivalência de Disciplina Cômputo de Opcional
Disciplina cursada na UFJF Cópia do Histórico Cópia do Histórico Cópia do Histórico Cópia do Histórico
Disciplina cursada em outra IES Cópia do Histórico;

Cópia da Ementa

##Não se aplica## ##Não se aplica## Cópia do Histórico

Intercâmbio
Para os alunos que cursaram disciplinas em universidades estrangeiras, é preciso que os documentos oriundos estejam autenticados e que passem pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para reconhecimento. Além disso, os documentos em língua estrangeira deverão ser traduzidos para a língua portuguesa e enviados para certifica.dri@ufjf.edu.br em arquivo editável, assim como uma cópia do documento original. A DRI realiza uma revisão da tradução e pode devolvê-la ao interessado para que este proceda com as correções. A diretoria ainda dispõe de uma página com informações sobre prazos para aproveitamento de créditos em universidades estrangeiras e modelos de tradução.

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), setor que realiza a primeira análise do processo de aproveitamento, aceita somente cópias juntadas dos documentos, e não os originais.

Horários
A CAT funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h. Os estudantes de Governador Valadares e Ensino a Distância devem consultar o horário de funcionamento das coordenações de curso e polos presenciais.

Para saber sobre os formulários e documentos necessários, clique aqui.

(32)2102-3911 – Central de Atendimento