Está aberto o período para solicitar aproveitamento de disciplinas já cursadas. Os pedidos podem ser feitos até o dia 31 de agosto, com a apresentação do formulário preenchido e dos documentos necessários. Alunos do campus Juiz de Fora devem fazer a solicitação na Central de Atendimentos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); estudantes do campus Governador Valadares, na coordenação do curso e os alunos de cursos a distância no polo de apoio presencial.

Podem solicitar o aproveitamento de disciplinas alunos que ingressaram na UFJF e que já tinham iniciado outra graduação, tanto na UFJF ou em outra unidade de ensino superior, e também alunos que já são graduados. No caso de ingressos por processo de mudança de curso, as disciplinas feitas são migradas para o histórico atual do estudante, sem que haja necessidade de fazer o pedido.

Por meio da aprovação do requerimento, as matérias que o aluno cursou e que não pertencem a sua atual grade curricular são computadas como disciplina opcional. Existem cinco tipos de aproveitamento de créditos: dispensa, inclusão e equivalência de disciplinas; cômputo de disciplinas opcionais e flexibilização curricular.

Não haverá devolução de documentos originais anexados ao pedido, portanto, devem ser entregues apenas cópias dos documentos solicitados. Confira a documentação completa e o modelo de formulário para fazer a requisição.

Outras informações: (32) 2102-3733 – Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)