Medida beneficia estudantes que cursaram disciplinas similares em graduação diferente na UFJF ou em outras instituições (Foto: Pixabay)

Os estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que cursaram disciplinas de nível superior em outra graduação na UFJF,  em outra instituição de ensino superior (IES), ou ainda, que estudaram em universidades estrangeiras, podem solicitar até o dia 29 de março, o aproveitamento de créditos para acrescentar ao histórico universitário.

A solicitação do aproveitamento de disciplinas cursadas deve ser feita durante o período estabelecido no calendário acadêmico, na Central de Atendimento (CAT), para alunos do campus Juiz de Fora; nas coordenações de curso, para os discentes do campus de Governador Valadares; ou no respectivo polo de apoio presencial, para estudantes de cursos a distância. No momento da solicitação devem ser apresentados o formulário preenchido e os documentos necessários. Terceiros devem apresentar procuração simples, que não precisa ser autenticada em cartório, e a cópia da identidade do interessado.

De acordo com o coordenador da CAT, Mauro Eduardo Leopoldino, os estudantes precisam ficar atentos às documentações e prazos. “Inicialmente os alunos devem consultar o nosso site e verificar todas as informações, juntar a documentação necessária e, se for pedir dispensa de alguma matéria, trazer as ementas dos programas e disciplinas, quando for o caso. Seguir os prazos previstos no calendário acadêmico é fundamental”.

O aproveitamento de estudos possui quatro modalidades: dispensa de disciplina, inclusão de disciplina, equivalência de disciplina e cômputo de opcionais.  Confira o quadro.

Intercâmbio
Para os alunos que cursaram disciplinas em universidades estrangeiras, será necessário que os documentos oriundos estejam autenticados e que passem pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para reconhecimento. Além disso, os documentos em língua estrangeira deverão estar acompanhados de tradução para a língua portuguesa, sendo que a translação poderá ser feita pelos próprios interessados.

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara),  setor que realizará a primeira análise do processo de aproveitamento, solicita que sejam juntadas somente as cópias dos documentos, não aceitando-se os originais.

Horários
A CAT funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h. Os estudantes de Governador Valadares e Ensino a Distância deverão consultar o horário de funcionamento das coordenações de curso e polos presenciais.

Para saber sobre os formulários e documentos necessários, clique aqui.

Outras informações:
(32) 2102-3733 – Cdara