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Aproveitamento de Estudos

Os discentes da graduação que cursaram disciplinas de nível superior em outra graduação ou pós-graduação na UFJF ou em outra instituição de ensino superior (IES) nacional ou estrangeira podem solicitar o aproveitamento de estudos.

 

 

Pedido, período e forma de solicitação

Os períodos para as solicitações de aproveitamento de estudos são definidos no calendário acadêmico. Para o primeiro semestre letivo de 2020 no Ensino Remoto Emergencial, o período para solicitação de aproveitamento de estudos será entre os dias 21 e 24 de setembro de 2020 somente para ingressantes e formandos 2020/1.

A solicitação de aproveitamento de estudos deve ser protocolada na Central de Atendimento e nas Secretarias de Cursos Campus GV. A Central de Atendimento irá disponibilizar formulário online para submissão de aproveitamento de estudos (veja abaixo).

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Formulários

A Central de Atendimento disponibilizou formulário online para submissão de aproveitamento de estudos entre os dias 21 e 24/9 para ingressantes  e formandos 2020/1, conforme previsto no Calendário Acadêmico.

Acesse a página formulários

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Modalidades e documentos

O aproveitamento de estudos possui quatro formas que se distinguem sobre os efeitos gerados sobre o histórico do discente.  As modalidades de dispensa de disciplina são

Dispensa de disciplina

Inclusão de disciplina

Equivalência de disciplina

Cômputo de opcionais.

 

Quadro resumo:

 Dispensa de disciplinaInclusão de DisciplinaEquivalência de DisciplinaCômputo de Opcional
Disciplina cursada na UFJFHistórico com a disciplinaHistórico com a disciplinaHistórico com a disciplinaHistórico com a disciplina
Disciplina cursada em outra IESHistórico com a disciplina
Plano de Ensino (Ementa) da disciplina
#Não se aplica#Não se aplicaHistórico com a disciplina
  • É necessário anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada. No caso de dispensa de disciplina de outra IES, é necessário anexar plano de ensino (ementa).
  • Documentos oriundos de universidade estrangeira, caso não estejam devidamente autenticados, devem ser reconhecidas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
  • Documentos em língua estrangeira deverão estar acompanhados de tradução para a língua portuguesa. A tradução poderá ser feita pelo próprio interessado e autenticada pelo DRI.
  • Os documentos emitidos por outras Instituições de Ensino Superior devem estar devidamente autenticados, seja eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.
  • Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva instituição de ensino que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.
  • O anexos deverão ser enviados no formato PDF ou ZIP. Caso enviado por ZIP, os arquivos devem estar também em PDF.

 


 

A dispensa de disciplina permite ao discente da graduação utilizar as disciplinas cursadas em outra IES ou na própria UFJF para ser dispensado de disciplinas obrigatórias ou eletivas que constem no currículo do seu curso.

No histórico escolar, a disciplina obrigatória ou eletiva dispensada aparecerá ‘DISP’ onde deveria constar a nota ou a aprovação.

Documentos necessários para a solicitação de dispensa de disciplina cursada em outra Instituição:

  • Histórico escolar assinado ou autenticado eletronicamente
  • Plano de ensino (ementas) assinados ou autenticados eletronicamente referente às disciplinas cursadas na outra IES;

Documento necessário para a solicitação de dispensa de disciplina cursada na UFJF:

  • Cópia ou impressão simples do histórico escolar.

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A inclusão de disciplinas permite aos discentes da graduação incluírem em seu novo histórico disciplinas que ele tenha cursado anteriormente na UFJF, desde que a disciplina cursada esteja prevista em seu currículo de curso como obrigatória ou eletiva com os mesmo códigos.

No histórico escolar a disciplina será incluída com a nota obtida quando o discente a cursou, afetando índice de rendimento acadêmico (IRA) do curso atual.

Documento necessário:  Histórico escolar do curso anterior na UFJF.

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A equivalência de disciplinas possibilita ao discente de graduação que tenha cursado uma disciplina de outro currículo de curso solicite a equivalência para uma disciplina obrigatória ou eletiva de sua grade do curso.

A disciplina cursada deve estar no histórico atual do discente.

Por exemplo: Um discente de um currículo mais antigo necessita cursar uma disciplina específica (obrigatória ou eletiva) a fim de ele poder colar grau, mas ela não é mais oferecida por sua faculdade. Para resolver esse problema ele cursa uma disciplina pertencente ao currículo mais novo de seu curso ou então cursa uma disciplina equivalente em outro curso dentro da UFJF. Para registrar a integralização, esse discente precisa solicitar a equivalência da disciplina na Central de Atendimento.

No entanto, há de se ressaltar dois pontos:

  1. A coordenação do curso já pode ter concedido a equivalência de forma automática. Basta verificar no histórico escolar se há referência no rodapé.
  2. O discente deve se atentar a qual currículo de curso ele pertence. Em regra, o discente se vincula de forma permanente ao currículo que ingressou, mas há a possibilidade migração para um currículo mais novo caso tenha requerido junto à Coordenação do Curso.

No histórico escolar não se altera nada, pois a disciplina cursada já consta no histórico escolar atual. Fica registrado no Setor de Registros (CDARA) a equivalência para fins de integralização de curso.

Documentos necessário para a equivalência: Histórico escolar atual do discente da UFJF.

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O cômputo de opcionais permite que os discentes aproveitem as disciplinas cursadas em outra IES ou na própria UFJF (inclusive como disciplina isolada) caso elas não encontrem correspondência com as disciplinas obrigatórias ou eletivas do currículo do curso.

Portanto, o cômputo de opcionais é solicitado quando não se cabe as outras modalidades de  aproveitamento de estudos.

Ressalta-se que mini-cursos, palestras, seminários, iniciação científica, iniciação à docência, estágio não obrigatório, representação estudantil entre outras certificações poderão ser aproveitadas como créditos através da Flexibilização Curricular, que, segundo previsto no Regimento Acadêmico, deverá ser solicitado junto à Coordenação do respectivo Curso do discente.

Documento necessário para solicitar cômputo de opcionais: Histórico escolar

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Fluxograma das modalidades

Fluxograma Aproveitamento de Disciplinas

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Intercâmbio

Documentos oriundos de universidade estrangeira, caso não estejam devidamente autenticados, devem ser reconhecidas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Documentos em língua estrangeira deverão estar acompanhados de tradução para a língua portuguesa. A tradução poderá ser feita pelo próprio interessado e autenticada pelo DRI.

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Mais informações:

CDARA: (32) 2102-3733 ou cdara@ufjf.edu.br.

Regimento Acadêmico de Graduação (Res. 13/2014).

Calendário Acadêmico