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Aproveitamento de Estudos

Os discentes da graduação que cursaram disciplinas de nível superior em outra graduação ou pós-graduação na UFJF ou em outra instituição de ensino superior (IES) nacional ou estrangeira podem solicitar o aproveitamento de estudos.

 

Sumário:

 

Modalidades e documentos

O aproveitamento de estudos possui quatro formas que se distinguem sobre os efeitos gerados sobre o histórico do discente.  As modalidades de dispensa de disciplina são dispensa de disciplina, inclusão de disciplina, equivalência de disciplina e cômputo de opcionais.

 

Quadro resumo:

 Dispensa de disciplinaInclusão de DisciplinaEquivalência de DisciplinaCômputo de Opcional
Disciplina cursada na UFJFCópia do HistóricoCópia do HistóricoCópia do HistóricoCópia do Histórico
Disciplina cursada em outra IESCópia do Histórico;
Cópia da Ementa
##Não se aplica####Não se aplica##Cópia do Histórico

 

A dispensa de disciplina permite aos discente da graduação utilizar as disciplinas cursadas em outra IES ou na própria UFJF (inclusive como disciplinas isoladas) para ser dispensado de disciplinas obrigatórias ou eletivas que constem no currículo do seu curso.

No histórico escolar, a disciplina obrigatória ou eletiva dispensada aparecerá ‘DISP’ onde deveria constar a nota ou a aprovação.

Documentos necessários para a solicitação de dispensa de disciplina cursada em outra Instituição:

  • Cópia simples do histórico escolar assinado ou autenticado eletronicamente
  • Cópia dos programas de disciplinas/ementas assinados ou autenticados eletronicamente referente às disciplinas cursadas na outra IES;

Documento necessário para a solicitação de dispensa de disciplina cursada na UFJF: Cópia ou impressão simples do histórico escolar.

 


 

A inclusão de disciplinas permite aos discentes da graduação incluírem em seu novo histórico disciplinas que ele tenha cursado anteriormente na UFJF, desde que a disciplina cursada esteja prevista em seu currículo de curso como obrigatória ou eletiva com os mesmo códigos.

No histórico escolar a disciplina será incluída com nota obtida quanto o discente a cursou anteriormente. Portanto, com a inclusão há interferência para mais ou para meno no índice de rendimento acadêmico (IRA) do curso atual.

Documento necessário: cópia ou impressão simples do histórico escolar do curso anterior na UFJF.

 


 

A equivalência de disciplinas possibilita ao acadêmico de graduação que tenha cursado uma disciplina de outro currículo de curso solicite a equivalência para uma disciplina obrigatória ou eletiva necessária para ele se formar. A disciplina cursada já tem de estar no histórico atual do discente.

Por exemplo: Um discente de um currículo mais antigo necessita cursar uma disciplina específica (obrigatória ou eletiva) a fim de ele poder colar grau, mas ela não é mais oferecida por sua faculdade. Para resolver esse problema ele cursa uma disciplina pertencente ao currículo mais novo de seu curso ou então cursa uma disciplina equivalente em outro curso dentro da UFJF. Para registrar a integralização, esse discente precisa solicitar a equivalência da disciplina na Central de Atendimento.

No entanto, há de se ressaltar dois pontos:

Primeiro, a coordenação do curso já pode ter concedido a equivalência de forma automática. Basta verificar no histórico escolar se há referência no rodapé.

Segundo, o discente deve se atentar a qual currículo de curso ele pertence. Em regra, o discente se vincula de forma permanente ao currículo que ingressou, mas há a possibilidade migração para um currículo mais novo caso tenha requerido junto à Coordenação do Curso.

No histórico escolar não se altera nada, pois a disciplina cursada já consta no histórico escolar atual. Fica registrado no Setor de Registros (CDARA) a equivalência para fins de integralização de curso.

Documentos necessário para a equivalência: cópia ou impressão simples do histórico escolar atual do discente da UFJF.

 


 

O cômputo de opcionais permite que os discentes aproveitem as disciplinas cursadas em outra IES ou na própria UFJF (inclusive como disciplina isolada) caso elas não encontrem correspondência com as disciplinas obrigatórias ou eletivas do currículo do curso.

Portanto, o cômputo de opcionais é solicitado quando não se cabe as outras modalidades de  aproveitamento de estudos.

Ressalta-se que mini-cursos, palestras, seminários, iniciação científica, iniciação à docência, estágio não obrigatório, representação estudantil entre outras certificações poderão ser aproveitadas como créditos através da Flexibilização Curricular, que, segundo previsto no Regimento Acadêmico, deverá ser solicitado junto à Coordenação do respectivo Curso do discente.

Documento necessário para solicitar cômputo de opcionais: cópia ou impressão simples do histórico escolar se for da UFJF ou cópia simples do histórico escolar assinado ou autenticado eletronicamente se for de outra IES

 

 

Período e local

Os períodos para as solicitações de aproveitamento de estudos são definidos no calendários acadêmicos. Para o primeiro semestre letivo de 2019, o período para solicitação de aproveitamento de estudos será entre o dia 11 e o dia 29 de março de 2019.

Excepcionalmente é permitido aos discentes no último período letivo podem entrar com o pedido de aproveitamento a qualquer momento caso tenham perdido o período previsto no calendário acadêmico.

A solicitação de aproveitamento de estudos deve ser protocolada na Central de Atendimento (para alunos do Campus Juiz de Fora), na coordenação do curso (para os alunos do Campus Governador Valadares) ou no respectivo polo de apoio presencial (para alunos de cursos a distância).

Terceiros devem apresentar procuração simples (não precisa ser autenticada em cartório) mais cópia da identidade do outorgante.

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Formulários

Preencher o formulário  e imprimir em frente e verso na borda curta:

Portable Document Format (PDF): Formulário de Aproveitamento de Estudos (.pdf)
Microsoft Word: Formulário de Aproveitamento de Estudos  (.doc) 

Atenção: Preencher somente um formulário por modalidade (Por exemplo, um formulário para dispensa de disciplina e outro para pedido de cômputo de opcional).

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Intercâmbio

Documentos oriundos de universidade estrangeira, caso não esteja devidamente autenticados, deverão passar pela Diretoria de Relações Internacionais (SRI) para reconhecimento.

Além disso, os documentos em língua estrangeira deverão estar acompanhados de tradução para a língua portuguesa. A tradução poderá ser feita pelo próprio interessado.

A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA),  setor que realizará a primeira análise do processo de aproveitamento, solicita que sejam juntados somente as cópias dos documentos, não aceitando-se os originais.

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Observações

Os documentos necessários. Os documentos emitidos pela IES de origem (exceto os da própria UFJF) devem estar devidamente autenticados, seja eletronicamente ou por meio de assinatura.

Se o carimbo da instituição não estiver visível na cópia, como no caso de carimbo marca d’água, o discente deverá apresentar o original ao atendente da Central de Atendimento e solicitá-lo a autenticação da cópia anexada.

Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, será necessário apresentar também outro documento da respectiva instituição de ensino que evidencie a carga horária equivalente a um (1) crédito para aquela instituição.

Verificada a impossibilidade de abertura do processo, inclusive por inadequação dos documentos entregues pelo discente, a CDARA comunicará ao discente por e-mail ou telefone, em endereço ou telefone indicados no formulário preenchido pelo discente, se legível. Compete ao discente, portanto, acompanhar o(s) e-mail(s) enviados pela CDARA e, no caso de falta ou inadequação de documentação, entregar na Central de Atendimento da UFJF ou no polo de apoio presencial os documentos solicitados.

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Mais informações:

CDARA: (32) 2102-3733 ou cdara@ufjf.edu.br.

Regimento Acadêmico de Graduação (Res. 13/2014).

Calendário Acadêmico