fsfs

Pedidos devem ser realizados na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria (Foto: Géssica Leine)

Alunos que iniciaram cursos de graduação na UFJF neste segundo semestre têm até o dia 23 de setembro para pedir aproveitamento de créditos opcionais por outras disciplinas cursadas ou dispensa de matérias nas quais já tenham sido aprovados. A recomendação vale também para os alunos que retornam de intercâmbio. Os pedidos devem ser realizados na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria.

Os requerimentos podem ser feitos por meio de quatro modalidades: dispensa de disciplina; equivalência de disciplinas; cômputo de disciplinas opcionais; e inclusão de disciplinas. Os interessados em solicitar o aproveitamento de estudos devem entrar na página da Central de Atendimento e imprimir o formulário para requisição.

Se houver interesse em realizar a solicitação para mais de uma modalidade, a orientação da Central é que seja preenchido um formulário para cada caso. Além do requerimento, os alunos devem apresentar, também, a cópia do histórico e aqueles que vêm de outras instituições, a ementa das disciplinas. A análise é feita pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA).

Entenda as modalidades
Dispensa de disciplinas: as disciplinas cursadas em outra instituição de ensino ou em outro curso da UFJF (inclusive as disciplinas isoladas) podem ser utilizadas para dispensa de cursar disciplinas exigidas pela grade curricular do aluno, quando compatíveis.

Equivalência de disciplinas: disciplinas cursadas na UFJF na atual matrícula, embora não sejam da grade curricular do curso, mas que são compatíveis com disciplinas exigidas, podem ser utilizadas para equivalência de disciplinas. Não há alteração no histórico escolar do aluno, porém ele fica registrado para fins de Colação de Grau.

Cômputo de disciplinas opcionais: créditos de disciplinas cursadas na UFJF (outro curso, inclusive disciplina isolada) ou em outras Instituições de ensino superior podem ser computadas como créditos de disciplinas opcionais exigidas pela grade curricular do curso.

Inclusão de disciplinas: disciplinas cursadas com outra matrícula na UFJF e que sejam idênticas com as da grade curricular podem ser “transplantadas” para a atual matrícula. A “Inclusão” tem preferência obrigatória sobre “dispensa de disciplina”. No histórico escolar, as disciplinas são incluídas juntamente com as respectivas notas e influenciam no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Nos casos de intercâmbio, caso não esteja autenticada, deve ser encaminhada à Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Créditos extras: mini-cursos, palestras, seminários, iniciação científica, iniciação à docência, estágio não obrigatório e representação estudantil, entre outras certificações, poderão ser aproveitadas como créditos, através da flexibilização curricular, que, segundo previsto no Regimento Acadêmico, deverá ser solicitada junto à coordenação do respectivo curso do interessado; portanto, não são abrangidos pelo aproveitamento de estudos.

Outras informações:
Central de Atendimento

Telefones:
2102-3911 (Central de Atendimento)
2102-3733 (CDARA)