Os representantes de turma dos formandos, pertencentes aos cursos que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), participaram de reunião, nesta quarta-feira, 15, para orientações sobre a cerimônia de Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os 603 alunos recebem os diplomas no dia 29 de janeiro, no Cine-Theatro Central, distribuídos em três solenidades.

Os convites  podem ser retirados entre os dias 16 e 28 de janeiro, das 8h às 18h, na Diretoria de Imagem Institucional, prédio da Reitoria, ao lado da Central de Atendimento (CAT).

Durante encontro, foram explicados processos logísticos e resoluções prévias para as solenidades que acontecem no dia 29 de janeiro, no Cine-Theatro Central (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A reunião foi conduzida pela diretora de Imagem Institucional em exercício, Aline Avellar, e o representante da equipe de Cerimonial da UFJF, Bruno Ribeiro. Durante o encontro, foram explicados os processos logísticos da solenidade e as resoluções prévias que antecedem a Colação. As dúvidas dos representantes de turmas também foram esclarecidas. “A colação de grau é uma construção conjunta, para que tudo saia da melhor forma, precisamos contar com a cooperação dos formandos”, explica Ribeiro.

A reunião definiu, por sorteio, o curso responsável por indicar os oradores de cada uma das solenidades. Os nomes devem ser enviados à Diretoria de Imagem Institucional. Quanto ao juramentista, é necessário que cada área escolha o representante até o dia 23 de janeiro e comunique pelo email cerimonial@ufjf.edu.br. O cerimonial disponibiliza um modelo padrão para cada curso, mas o juramentista pode fazer alterações ou optar por outro juramento.

Para que o formando receba o diploma é necessário estar com a situação regularizada junto à Biblioteca Central até o dia 24 de janeiro. Após esse prazo, o estudante que ainda estiver com pendências deve comparecer à biblioteca para resolução de débitos e retirada do “nada consta”, a ser apresentado no dia da cerimônia. Para checar essas informações, basta acessar o Siga Acadêmico.

Orientações
No dia da cerimônia, os formandos devem chegar ao Cine-Theatro com pelo menos uma hora e meia de antecedência. O cumprimento do horário é indispensável para que sejam checados os dados pessoais e haja a verificação se o estudante pode mesmo participar da Colação. Além disso, o momento é destinado à vestimenta da beca e à assinatura do Termo de Colação de Grau.

A concentração dos formandos será feita na Galeria Ali Halfeld, localizada na lateral do teatro. Para organização da fila de entrada, o espaço estará identificado com banners divididos pelos cursos. Nesse período, o estudante pode tirar fotos com a beca, visto que após o fim da cerimônia, eles sairão sem a vestimenta.

Haverá cobertura fotográfica geral do evento feita pela Diretoria de Imagem. Posteriormente, as fotos ficarão disponíveis no Portal da UFJF. Equipes de fotografia e cinegrafia externas podem participar, mas devem dispor de convites individuais e não podem subir ao palco.

Cada solenidade tem duração de 60 minutos. Os formandos devem entrar no teatro com o capelo na mão esquerda, colocando-o somente depois do juramento e do ato de colação feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Os capelos não precisam ser devolvidos pelos formandos, podendo ficar como recordação da solenidade. A beca, no entanto, deverá ser devolvida imediatamente após o término da colação.

Convites e especificações
Os formandos têm direito à retirada de sete convites, sendo dois deles vips, reservados nas fileiras iniciais do teatro. Os cinco convites restantes podem ocupar os demais assentos. Caso o graduando deseje solicitar algum atendimento para portadores de necessidades especiais, transitórias ou não, deverá entrar em contato com a equipe de Cerimonial, especificando a assistência necessária. Alunos estrangeiros também podem requisitar a execução do hino do seu país de origem.

Os participantes da Colação precisam estar atentos à sua regularidade com o Enade, componente curricular obrigatório. Por força da lei, a UFJF é proibida de conferir grau a estudantes que estejam em situação irregular. Caso tenha dúvidas quanto à sua situação, o aluno deve consultar a coordenação de seu curso para as informações necessárias.

O diploma é entregue após a cerimônia. Para recebê-lo, o formando deve ter em mãos o protocolo de participação da Colação – documento entregue aos presentes no fim da solenidade; além do “nada consta” retirado na Biblioteca Central, em casos específicos. A não apresentação destes documentos inviabiliza a retirada do diploma no ato da formatura, sendo necessário depois requerimento junto à Central de Atendimento.

(32) 2102-3966 – Coordenação de Cerimonial e Eventos