A última colação de grau de Medicina foi realizada em 25 de fevereiro deste ano. (Foto: divulgação)

No próximo dia 29 de agosto, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) confere o título acadêmico aos estudantes da terceira turma de Medicina do campus Governador Valadares. A cerimônia de colação de grau acontece às 16h, no auditório da Unipac, localizado na rua Jair Rodrigues Coelho, 211, no bairro Vila Bretas.

Orador e juramentista
Na próxima sexta-feira, 16, às 15h, acontece uma reunião entre o cerimonial e os representantes dos formandos para a definição do orador e do juramentista, bem como para o repasse das principais informações sobre o evento. O encontro será realizado no setor de Comunicação, Cultura e Eventos (CCE), que fica na sede administrativa da UFJF-GV (rua São Paulo, 745, Centro, 2º andar).

Convites
A partir do próximo dia 19, os formandos podem retirar seus convites, que estarão disponíveis até o dia 23 de agosto, das 8h às 17h, no CCE.

Trinta e um formandos receberam o título de médico em fevereiro deste ano. (Foto: Ivan Bretas)

O formando também pode nomear um representante para recolher seus convites. Para isso, deve enviar e-mail para comunicacao.gv@ufjf.edu.br com os seus dados e os da pessoa que irá resgatá-los. No ato do recebimento dos convites, o representante deverá apresentar documento de identificação e assinar termo.

Cada formando receberá cinco convites, que deverão ser apresentados por seus convidados – incluindo crianças a partir dos cinco anos de idade – na entrada do auditório. Já o estudante que irá colar grau não necessita de convite.

Orientações para a cerimônia
A UFJF é uma das poucas universidades federais brasileiras a entregarem o diploma no ato da colação de grau. Mas apenas o acadêmico que tiver concluído o curso e que não possuir pendências nas bibliotecas podem receber o documento.

Momento em que os formandos da segunda turma de Medicina do campus proferiam o juramento. (Foto: Ivan Bretas)

Por isso, é importante acessar o Siga Acadêmico e conferir se está em dia com suas obrigações. Também é necessário solicitar o “Nada Consta” da biblioteca, que deverá estar em poder do formando na cerimônia.

É permitido nomear um procurador para retirar o diploma. Para tanto, o formando precisa entrar em contato antecipadamente com a Gerência de Graduação (gerencia.graduacao.gv@ufjf.edu.br). A procuração apenas autoriza o procurador a retirar o documento ao final da colação de grau; não poderá, em hipótese alguma, subir ao palco para receber o diploma ou vestir a beca, como acontece com os demais formandos.