Solenidades são voltadas aos formandos avaliados pelo Enade (Foto: Alexandre Dornelas)

*Atualizada em 9/01/2020, às 9h

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está se preparando para a cerimônia de colação de grau que ocorre no dia 29 de janeiro para os alunos cujos cursos foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os 603 formandos poderão retirar os convites para as solenidades no período de 16 a 28 de janeiro, das 8h às 18h,na Diretoria de Imagem Institucional, no prédio da Reitoria, ao lado da Central de Atendimento (CAT).

Está programada uma reunião na Diretoria de Imagem com os representantes de turma na próxima quarta-feira, dia 15, a fim de definir os oradores de cada solenidade, transmitir as orientações e o prazo para a escolha de juramentista.

Enade, uma exigência legal

O Enade é considerado pelo Ministério da Educação (MEC) um componente curricular obrigatório para os cursos que estão sendo avaliados no ano, como explica a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo. “É uma avaliação que tem o mesmo calibre que uma disciplina, um estágio obrigatório. Se o aluno não realiza o exame é como se ele não tivesse completado a graduação.”

Segundo a avaliação de Maria Carmen Simões, “o Inep, publica o resultado do Enade. A partir da publicação à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) realiza a conferência de toda a documentação desses alunos, para verificar se todos estão aptos a colar grau, integralizaram o curso na totalidade. O setor faz essa análise e, junto com isso, tem a questão da regularidade no Enade que é atestada pelo coordenador de curso”.

Para a pró-reitora de Graduação a colação de grau para UFJF é um momento único na vida dos estudantes e também para Universidade. “É a prova de que o trabalho de todo corpo acadêmico, servidores em geral teve resultado. Independente da área que o aluno está formando para nos gera um sentimento de tarefa comprida. É importante para a instituição apresentar estes novos profissionais o mais rápido possível para a sociedade, sem deixar de cumprir todas as exigências necessárias para que o certificado seja reconhecido.”

Entrega dos Convites

A entrega dos convites da colação de grau ocorre entre os dias 16 e 28 de janeiro, das 8h às 18h, sendo que no dia 28 a entrega acontece até as 17h, na Diretoria de Imagem Institucional, no prédio da Reitoria, ao lado da Central de Atendimento (CAT). Os formandos receberão sete convites para a solenidade, sendo dois deles de categoria Vip – com lugares na lateral da plateia, próximo aos graduandos – e cinco para os demais assentos. 

Como forma de recordação, também são entregues cinco convites de gala, que não permitem acesso ao Cine-Theatro Central. Para o formando, não há a necessidade de convite para participar da solenidade. Somente os alunos de cursos a distância (EAD) poderão retirar os convites no dia da solenidade, no Central.

Para a retirada do convite o formando deve apresentar documento de identificação com foto e não possuir pendências junto à Biblioteca. Caso a retirada seja feita por terceiro o mesmo deve apresentar a identificação do formando.*

Caso haja sobra de convites, a redistribuição acontecerá no dia 28, a partir das 17h, sendo entregue por ordem de chegada dos interessados que deverão esperar em fila na Diretoria de Imagem Institucional. 

Confira os horários da Colação de Grau Unificada/janeiro.

Reunião 

Para cada solenidade será realizada uma reunião que acontece na próxima quarta-feira, dia 15, com duração de 30 minutos, na qual os representantes das turmas devem comparecer. As orientações gerais são conduzidas pela Equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem nos seguintes horários:

– Cerimônia A: 10h

– Cerimônia B: 10h30

– Cerimônia C: 11h

No encontro serão definidos o orador de cada solenidade por meio de sorteio e repassadas orientações e prazos para a escolha do juramentista. Segundo o organizador de eventos da UFJF, Bruno Felipe Nascimento, “é importante os representantes comparecerem à reunião pois é o momento em que são passadas todas as informações sobre a colação.”  

Outras informações: (32) 2102-3966 – Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional/UFJF