Formandos em oito cursos participaram das solenidades. (Foto: Ivan Bretas)

Esta segunda-feira, 29, teve significado especial para cerca de 80 formandos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Em três solenidades realizadas no auditório da Unipac, familiares e amigos comemoraram a conclusão da trajetória acadêmica de estudantes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

Maria Carmen conduziu as solenidades de Colação de Grau. (Foto: Ivan Bretas)

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões de Melo, na ocasião representando o reitor Marcus David, conduziu as solenidades e destacou o orgulho da Instituição em participar de um momento de tanta importância. “As cerimônias desta tarde concretizam o trabalho realizado por cada um de nós, professores e servidores da UFJF, uma instituição que prima pelo ensino de qualidade, e que hoje retorna à sociedade os esforços e investimentos feitos na Educação”, comentou. Em sua fala, a pró-reitora destacou ainda a influência das instituições de ensino na produção de conhecimento no Brasil: “A maioria das pesquisas e artigos produzidos no país é construída dentro das instituições públicas. A cada dia, nosso trabalho é conduzido a partir das diretrizes de um ensino público, gratuito, laico e de qualidade”, finalizou.

Cezar destacou a qualidade da UFJF-GV em seu discurso. (Foto: Ivan Bretas)

E a excelência no serviço prestado pela UFJF-GV foi reforçada também pelo formando Cezar Thaycer Carvalho, que destacou as boas avaliações da Universidade no Enade e nas demais avaliações do Ministério da Educação. Em seu discurso, o agora cirurgião dentista demonstrou sua gratidão “a uma universidade que não se limitou às dificuldades enfrentadas por um campus em desenvolvimento, que superou preconceitos, tem alcançado cada vez mais reconhecimento e que nos formou em cursos conceituados pelo MEC. Certamente, esse é um momento para agradecermos a todos os responsáveis por chegarmos até aqui”.

Mayra rodeada por seus orgulhosos familiares. (Foto: André Rodrigues)

Atentos e orgulhosos, os avós da formanda Mayra Ferreira da Silva observavam, da plateia, a realização do sonho da neta. “Ela é tudo pra mim, sou avó e mãe, porque ela foi criada conosco desde criança, e ver hoje ela se formando é uma emoção sem tamanho, uma grande conquista”, declarou Lecy Ferreira da Silva, avó da jovem advogada. Emocionada, a formanda reforçou a importância da família em sua formação, e a alegria em começar uma nova fase: “Estou feliz e orgulhosa de mim e dos meus colegas, foram cinco anos de correria, idas e vindas para casa, saudade da família, mas hoje é um dia de alegria, as lágrimas hoje são de felicidade”, destacou a formanda, que já garantiu sua aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e um emprego na área de formação.

Amigos e familiares acompanharam as solenidades de colação. (Foto: Ivan Bretas)

A também bacharela em Direito, Mariana Nunes, confirma a afirmação da colega, e destaca a felicidade em completar a fase da graduação: “foi uma jornada árdua, mas conseguimos chegar ao final”. Também aprovada no OAB desde o nono período da faculdade, Mariana agora vive a grata indecisão entre estudar para concursos ou seguir no mercado de trabalho.

Professores e técnico-administrativos participaram das solenidades. (Foto: Ivan Bretas)

Além dos coordenadores dos cursos que colaram grau nas cerimônias, participaram das solenidades o vice-diretor do campus GV, Fábio Pieri; o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai, e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Denis Perdigão; a chefe de gabinete da reitoria, Mara de Mendonça Loureiro; a coordenadora dos Restaurantes Universitários, Adriana Souza, a gerente de Graduação da UFJF-GV, Andréia Queiroz, e representantes do Diretório Central dos Estudantes.

Clique aqui e acesse todas as fotos das cerimônias de colação de grau.

Atualizada em 31/07, às 13h13.