Colação de grau da primeira turma de Medicina do campus GV, realizada em 5 de setembro do ano passado. (Foto: Ivan Bretas)

A história profissional de 32 estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) tem data certa para começar: 25 de fevereiro de 2019. Nesse dia acontece a colação de grau da segunda turma de Medicina do campus. A cerimônia será realizada às 16h, no auditório da Unipac, localizado na Rua Manoel Byrro, nº 241, no bairro Vila Bretas.

Cada um dos formandos receberá cinco convites, que precisam ser apresentados por seus convidados na recepção do evento. A distribuição desses convites ocorrerá entre os dias 18 e 22 de fevereiro, das 8h às 18h, no setor de Comunicação, Cultura e Eventos, que fica na sede administrativa da UFJF-GV (Rua São Paulo, 745, Centro). Para retirá-los, é necessário apresentar documento de identificação e assinar o recebimento. Se o formando quiser nomear um terceiro para resgatar os convites, basta enviar e-mail com seus dados próprios e desse representante, até a próxima segunda-feira, 18, para o seguinte endereço: comunicacao.gv@ufjf.edu.brCrianças a partir dos cinco anos precisam de convite.

Pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção devem informar ao setor de comunicação, por e-mail, até 22/2.

Orientações aos formandos
Os diplomas serão entregues no mesmo dia da colação. Podem retirá-los os acadêmicos que tiverem concluído o curso e que não possuam pendências junto às bibliotecas da UFJF.

É permitido ao formando nomear um procurador para retirar o diploma. Para tanto, basta confeccionar uma procuração, com firma reconhecida, e entrar em contato com a Gerência de Graduação (gerencia.graduacao.gv@ufjf.edu.br). Esse procurador apenas estará autorizado a retirar o diploma ao final da cerimônia, não poderá, em qualquer hipótese, subir ao palco para recebê-lo como os demais formandos, tampouco vestir a beca.

Aqueles que possuem algum tipo de débito ou pendência têm que solicitar o “Nada Consta”. Para checar se está neste grupo, o estudante deve acessar o Siga Acadêmico.

No dia da colação de grau, o formando precisa chegar com uma hora de antecedência ao local da cerimônia, pois, além de vestir a beca, precisa assinar termo junto à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Os registros de imagem devem ser feitos da área da plateia. Caso o formando queira cadastrar um fotógrafo para realizá-las, é necessário enviar e-mail para o setor de Comunicação até a próxima quarta-feira, 20, com os dados desse profissional.

Juramentista e oradora
Em reunião realizada na última quarta-feira, 12, foram definidos os nomes da juramentista e da oradora. Lorena Miranda de Carvalho será a responsável por conduzir o juramento dos futuros médicos. Já a tarefa de discursar na cerimônia ficará com Larissa Elen Ceribeli Pereira.