O trabalho da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é o destaque da terceira reportagem da série que retrata as conquistas em 2019 e os projetos para 2020 dos setores ligados à Administração Superior da UFJF.
A Proae é um espaço dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento de políticas de assistência estudantil. A Pró-reitoria é responsável por avaliar e atuar nas demandas socioeconômicas dos estudantes, para que a democratização do acesso ao Ensino Superior seja acompanhada por ações que auxiliem na permanência dos estudantes. Além disso, a Proae auxilia nas questões psicopedagógicas, com o objetivo de proporcionar o acolhimento dos discentes, considerando e reconhecendo sua diversidade e singularidade.
Segundo o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Souza Freitas, 2019 foi um ano muito importante para a Proae, tanto na melhoria da infraestrutura, quanto na ampliação das diversas atividades oferecidas aos estudantes. “Nesse sentido, podemos citar o novo espaço físico da Pró-reitoria, que garantiu melhores condições de trabalho para os servidores, bem como permitiu um atendimento mais adequado aos nossos estudantes”.
A Proae desenvolveu, ao longo de 2019, encontros com direções acadêmicas, professores, Técnico-administrativos em Educação e com o Movimento Estudantil, a fim de sensibilizar esses atores em relação ao entendimento da Assistência Estudantil.
Freitas ressalta que “a concepção de assistência estudantil que acreditamos perpassa por um conjunto de ações que fazem parte do cotidiano do estudante nos diversos espaços que estão inseridos, para além das atividades específicas, desenvolvidas na Proae. Assim, desenvolver relações de empatia, acolhimento e de respeito às diferenças entre professores, estudantes e técnicos constitui-se em uma assistência estudantil ampliada e integral”.
Projetos desenvolvidos ao longo do ano
Neste ano, foram promovidos 42 atividades esportivas semanais, destinadas aos estudantes que residem na Moradia Estudantil e desenvolvidas junto à Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Também foram realizados seis encontros do projeto “Mindfulness”, um grupo de meditação oferecido aos estudantes, com o intuito de auxiliá-los numa maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações.
Já o Projeto DeBoas – Lidando com a Ansiedade, um grupo psicoeducativo, realizou oito encontros em 2019, enquanto o Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura (Pecom), que visa auxiliar os estudantes a desenvolver a leitura de maneira crítica, criativa e autônoma, promoveu 15.
O Boas vindas, por sua vez, foi apresentado pela Proae aos calouros, nas unidades acadêmicas, no início de cada semestre acadêmico deste ano. Foram 26 encontros promovidos por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e participantes do setor administrativo, com o intuito de constituir-se como espaço amplo e específico para os novos alunos da Universidade. Também foram realizadas seis oficinas do Coexistir, projeto que contempla o desenvolvimento de habilidades sociais, a partir de uma abordagem psicossocioeducativa.
A Pró-reitoria ainda oferece o projeto Roda Vida, grupo de tutoria realizado pelos estudantes veteranos que acolhem e orientam os novos alunos em questões acadêmicas ou relacionadas à cidade de Juiz de Fora. Há, ainda, o Fora de Casa, grupo multidisciplinar que desenvolve ações voltadas para estudantes oriundos de municípios distintos daqueles onde situam-se os campi da UFJF.
“Além dos projetos citados, é importante ressaltar que em 2019 houve uma aproximação maior da Proae com os espaços acadêmicos da UFJF. Nessa direção, foram realizadas 18 palestras, seis rodas de conversa e reuniões com algumas direções de unidade acadêmica, com Centros e Diretórios Acadêmicos e com Diretório Central dos Estudantes (DCE)”, afirma o pró-reitor.
Números expressivos
Ao contemplar a aplicação e desenvolvimento da política de assistência estudantil da UFJF no campus-base e em Governador Valadares, a Proae desenvolveu, neste ano, 3.414 análises socioeconômicas, 294 atendimentos sociais, 307 atendimentos pedagógicos e 3.036 atendimentos psicológicos.
Levando em consideração as médias de bolsas e/ou auxílios distribuídos ao longo de 2019, foram materializados 45 auxílios-creche, 633 auxílios-moradia, 1.244 auxílios-transporte, e 986 auxílios-alimentação, além de 1.630 bolsas PNAES.
Perspectivas para 2020
Freitas argumenta que “já estamos planejando com a equipe, para que no primeiro semestre de 2020 as ações estejam definidas e divulgadas e o estudante tenha mais acesso às atividades que serão desenvolvidas, em conjunto com a representação estudantil.”
Outras informações: (32) 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil