Especialistas reúnem técnicas para quem tem dificuldades em se concentrar nos estudos (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Técnicas extrapolam ambiente acadêmico e visam ajudar alunos com dificuldade de entendimento e interpretação de textos (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura (Pecom), desenvolvido pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), auxilia alunos no desenvolvimento da leitura de maneira crítica, criativa e autônoma. Com inscrições abertas até o próximo dia 12, o programa oferece 40 vagas, preferencialmente destinadas aos estudantes dos cursos de licenciaturas e aos alunos que recebem bolsa ou outro tipo de apoio estudantil. O projeto acontece entre os dias 16 e 30 de maio e será ministrado nas quintas-feiras, das 17h às 19h, na sala 2 do Anexo ICB.

Este ano o Pecom será mediado pela pedagoga Franciene Silveira e pela assistente social da Proae, Thássia Soares. Criado em 2018, o programa teve avaliação positiva dos alunos que participaram no ano anterior. Neste ano, está dividido em três módulos de três encontros, cada um com uma técnica e habilidade específicas.

Segundo Franciane, o projeto surgiu a partir de um levantamento feito pela Proae, que apontou para a necessidade de suprir uma demanda deficitária para os alunos dos cursos de ciências humanas em relação à leitura. “A gente percebe que os alunos estão entrando com com muita dificuldade de entendimento e interpretação e precisam desse auxílio para obterem melhores resultados na graduação, além de ser um momento de socialização e troca de experiências”.

Thássia, por sua vez, destaca a importância do projeto. “São técnicas de leitura que extrapolam o ambiente acadêmico. A leitura faz parte da vida de todos os profissionais e esse projeto pode contribuir para os estudantes porque desenvolve a leitura de forma especial para quem vem do ensino médio com algum déficit.

Outras informações:  
(32) 2102-3886 – Pró-Reitoria de Assistência Estudantil