Da esquerda para a direita: professor Diogo Simões Fonseca, mestranda Priscila Monteiro Veras e professor Diogo Carvalho Felício (foto: arquivo pessoal)

Uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional (PPGCRDF), da  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), buscou compreender os fatores associados à incidência de lesões em corredores exclusivos de esteira. O estudo foi desenvolvido pela acadêmica Priscila Monteiro Veras no Laboratório de Análise do Movimento, da Faculdade de Fisioterapia da UFJF com 42 corredores recreacionais.

De acordo com Priscila, entre o grupo estudado, 37 corredores concluíram o acompanhamento. Ela revela que a ocorrência foi de 6,8 lesões por 1000 horas de exposição. Entre os fatores associados, destaca que corredores com maior força de flexores do quadril apresentaram quatro vezes mais chance de não lesionar, enquanto os com menor força dos extensores do joelho ampliam a possibilidade de contusões.

Em relação à aplicabilidade do estudo, a pesquisadora pontua que lesões em corredores podem gerar ausências no trabalho, aumento da demanda dos serviços de saúde, descontinuidade do treinamento, além de repercussões psicossociais. Priscila ressalta, ainda, o fato de a esteira ser amplamente usada para treinamento e condicionamento físico. Portanto, ela avalia que conhecer a incidência de lesões e fatores associados é de extrema relevância. “Um dos principais desafios dos pesquisadores na área é estabelecer os mecanismos etiológicos relacionados à corrida. Sendo assim, a identificação destes fatores pode ajudar os profissionais na área da saúde em medidas preventivas e no processo de reabilitação”, conclui.

O professor orientador da dissertação, Diogo Carvalho Felício, ressalta o fato de que esse foi o primeiro estudo de coorte prospectivo sobre o tema. Além disso, na opinião dele, foi possível concluir que “os parâmetros frequentemente citados como distintos entre correr no solo e na esteira são: tempo de contato no solo, frequência da passada e comprimento do passo; atividade muscular, pressão plantar, cinemática e cinética.” O professor frisa, ainda, que as características da corrida no solo e esteira são distintas e os riscos de lesão e fatores associados inerentes a cada modalidade devem ser investigados de forma separada.

Contatos:
Priscila Monteiro Veras  (mestranda)
priscilaveras@gmail.com

Diogo Carvalho Felício (orientador)
diogofelicio@yahoo.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Diogo Carvalho Felício – (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Diogo Simões Fonseca – (Co-orientador – UFJF)
Prof. Dr. Luiz Carlos Hespanhol Junior – (UNICID)
Prof. Dr. Marcus da Matta Abreu – (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3256  – Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional (PPGCRDF)