Para auxiliar professores com o processo de aprendizagem de estatística e probabilidade no ensino básico, o Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nos quatro primeiros sábados de agosto o projeto de extensão “Oficinas de Ensino de Estatística e Probabilidade (OEEP)”. O evento ocorrerá no Centro de Ciências, das 8h às 12h. 

As oficinas serão divididas em três módulos: Preparação de professores para o ensino de Estatística no ensino fundamental I; Preparação de professores para o ensino de Estatística no ensino fundamental II; e Preparação de professores para o ensino de Estatística no ensino médio. No dia 24, último encontro do projeto, será realizada uma coleta de dados sobre as experiências dos participantes nas oficinas e as dificuldades enfrentadas pelos docentes do ensino básico. 

Para a professora do Departamento de Estatística, Ângela Mello Coelho, os encontros são importantes para dar destaque à área e capacitar os professores do ensino básico mais especificamente para a Estatística. “As oficinas são uma maneira para que os professores consigam ter mais sucesso no ensino básico. A estatística hoje é amplamente utilizada no nosso cotidiano, então, essa é uma oportunidade de ampliar as possibilidades dos professores para o ensino da área.”  

Nos encontros, conceitos de estatística descritiva, probabilidade, amostragem e inferência serão abordados para o esclarecimento e auxílio dos professores. As atividades dos módulos serão compostas por aulas teórico-expositivas, vídeos e exercícios práticos que estimulam o processo de resolução de problemas estatísticos. As inscrições, limitadas a 30 vagas, podem ser feitas através de um formulário on-line.

Outras informações: (32) 2102-3306/ 3320 (Departamento de Estatística)