Interessados podem acompanhar o evento ao vivo através de plataforma online; inscrições são limitadas (Foto: Stefânia Sangi)

O armazenamento, a manipulação e a análise de informações em grandes volumes de dados estruturados e não estruturados — chamados de Big Data — é de grande interesse para pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas. Visando a importância da forma que esses dados podem ser utilizados em decisões estratégicas de negócio e pesquisa e a necessidade de trazer ao público acadêmico e profissional o que vem sendo desenvolvido na área de Big Data, os departamentos de Estatística e de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverão na próxima terça-feira, dia 6 de junho, o Workshop Big Data, no Anfiteatro de Engenharia.

Transmissão online

Com as vagas presenciais para o curso já estão esgotadas, a organização disponibilizou a possibilidade de acompanhar ao vivo a transmissão do workshop. As inscrições para participação online são gratuitas, também são limitadas e podem ser feitas através deste link. A transmissão será feita através da plataforma do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF.

Segundo o organizador Clécio Ferreira, a área sobre Big Data tem se ampliado exponencialmente em todo mundo (Foto: Creativeart/Freepik)

Big Data: área em ascensão

Segundo o professor Clécio Ferreira, um dos responsáveis por organizar o evento, o nicho de Big Data tem se ampliado exponencialmente no mundo, pois a criação de dados cresce em uma velocidade muito maior do que as ferramentas para trabalhar com essas bases de informação. Isto faz com que as empresas busquem desenvolver mecanismos para disponibilizar no mercado.

“Para que possamos contribuir para esse ramo é preciso muito estudo, pois essa é uma área que necessita de conhecimentos de estatística, de hardware e software. Então, criou-se a imagem do cientista de dados, que agrega todos esses conhecimentos”, explica Clécio. “Como os cursos de Estatística e de Computação na maioria das universidades do mundo não estão preparados para passar esse conteúdo, precisamos de iniciativas para informar os alunos sobre o tema”.

Programação

A programação conta com uma mesa redonda com professores e profissionais que trabalham com grandes bases de dados, que discutirão sobre as dificuldades e os problemas que enfrentam. O evento também contará com palestras de professores da Estatística e da Ciência da Computação, além da apresentação do representante do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Antônio Gomes, sobre as pesquisas feitas no maior computador da América Latina, cuja gestão é coordenada por ele.

“O nosso grande objetivo é disponibilizar para os alunos um maior conhecimento sobre o assunto para que possa fomentar o interesse no tema. Esse é ainda um tema recente e que devido o distanciamento da estatística e da computação não é tão abordado em sala, mas com iniciativas assim os alunos começarão a trabalhar naturalmente nessa área, pois é o que dá grande empregabilidade hoje”, ressalta Clécio sobre as oportunidades da área.

Outras informações:

Link das inscrições para acompanhar o workshop online

(32) 2102-3319 (Departamento de Estatística)

(32) 2102-3316 (Departamento de Ciência da Computação)