Os desafios da adaptação de currículos de cursos de graduação em Estatística, com ênfase na Ciência de Dados, constituem o tema da apresentação do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Clécio Ferreira, no Congresso Nacional de Estatística (Cone) 2017. Nesta quinta-feira, 1°, Clécio participa do painel “Big Data, Business Intelligence (BI) e Estatística”, ao lado do cientista de dados Marcos Coque Junior, do presidente do Conselho Regional de Estatística de São Paulo, Doris Fontes, e do representante do grupo de pesquisa Stats4Good, Luís Gustavo Silva.

Representando a UFJF no Congresso, Clécio ressalta a importância do evento e da troca de experiências entre estudantes e profissionais do ramo de Estatística. “O tema, ainda, é sobre as mudanças que estão ocorrendo em Estatística em virtude do crescimento do Big Data”, ressalta, referindo-se ao armazenamento, à manipulação e à análise de informações em grandes volumes de dados estruturados e não estruturados. Como estes podem influenciar o mercado brasileiro e internacional é o ponto de discussão que o Congresso irá propor.

“Teremos palestrantes de demais universidades, presidentes dos conselhos regionais e federal de Estatística e profissionais dos setores públicos e privados”, enumera Clécio. No Congresso, o professor também irá divulgar o Workshop Big Data, evento que acontece no Anfiteatro da Engenharia da UFJF na próxima terça-feira, 6. Interessados podem realizar inscrições gratuitas para acompanhar o evento por meio de uma plataforma online. A transmissão será feita através pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF e as inscrições podem ser feitas neste link.

Sobre o congresso
​A edição de 2017, realizada com o apoio institucional da UFJF, objetiva informar e ressaltar a respeito da atuação acadêmica e profissional do estatístico, além de reunir representantes de todos os níveis, sejam pesquisadores ou atuantes no mercado de trabalho, para a discussão de soluções para problemas nacionais do ramo de estatística e como o mesmo está se expandindo.

Outras informações: (32) 2102-3320 – Departamento de Estatística