A segunda edição do projeto Memoriarte, promovido pelo Centro de Conservação da Memória (Cecom) da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece nesta terça-feira, 18, às 18h, no próprio prédio da Cecom, conhecido como antigo DCE (esquina das ruas Floriano Peixoto e Getúlio Vargas). O convidado da noite é Zwinglio Mota Dias, que aborda o tema “Protestantismo e política no Brasil”. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciência da Religião na UFJF, Dias é doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha.

Como especialista no assunto, o palestrante pretende “mostrar as divisões que caracterizam o ‘Cristianismo não católico romano’ no Brasil, começando com os protestantes ‘históricos’ que aqui se estabelecem a partir da segunda metade do século XIX, depois mostrando as diferenças com o movimento pentecostal e neopentecostal no século XX e suas relações com a sociedade brasileira, assim como sua inserção ou não na vida política do país”.

Além da aula, o evento conta com exibição do documentário “Muros e Pontes”, lançado em 2014, pelo projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e pela OnG ecumênica Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço. A produção, que fala das reações positivas e negativas da comunidade evangélica frente ao Golpe de 1964, será seguida por um momento de debate entre os participantes.

O encontro tem entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Outras informações:
(32) 3212-3286 (Cecom)

cecom.procultura@ufjf.edu.br