O 6º Simpósio Científico do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios/Brasil (Icomos/Brasil) acontece entre os dias 11 e 14 de dezembro, no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH/UFJF) e no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, da Prefeitura de Juiz de Fora (CCBM/PJF). O tema central do evento é a relação entre o patrimônio cultural e os direitos humanos. 

Doutor Honoris Causa pela UFJF e imortal da ABL, Ailton Krenak fará conferência inaugural no simpósio (Foto: Caique Cahon)

Na segunda-feira, 11, o Cine-Theatro Central recebe a abertura do simpósio, com conferência inaugural do líder indígena e ambientalista Ailton Krenak. Doutor Honoris Causa pela UFJF e pela Universidade de Brasília (UnB), Krenak também foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em outubro deste ano. 

O escritor, filósofo e poeta é fundador da Organização não governamental (ONG) Núcleo de Cultura Indígena (NCI) e participou, ainda, da criação da União das Nações Indígenas (UNI), do movimento Aliança dos Povos da Floresta e da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. 

A cerimônia de abertura contará, também, com apresentações musicais do Coral da UFJF e da oficina de samba Paticumbum.

Programação e inscrições

A programação é formada por palestras e oficinas cujas temáticas variam entre questões como o respeito aos direitos e à cultura dos povos originários, escravidão transatlântica, ditaduras civil-militares, violações aos direitos humanos e conflitos socioambientais. 

Outro destaque do simpósio é a mesa-redonda com a professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF (PPGH/UFJF), Fernanda Thomaz. A docente é chefe da Coordenação de Memória e Verdade sobre a Escravidão e o Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). O tema da conferência será “A escravidão transatlântica: memória, reparação e preservação”. A mesa acontece na terça, 12, a partir das 18h, no Anfiteatro do ICH. 

Para participar, os interessados devem se inscrever no site oficial do evento, onde também é possível encontrar a programação completa. As ações também serão transmitidas on-line. 

A organização do simpósio conta com apoio da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e do Centro de Conservação da Memória (Cecom) da UFJF, entre outras entidades. 

Outras informações:

Instagram: @cecom.ufjf

Instagram: @icomosbrasil