Trazer reflexões críticas sobre a relação entre Comunicação e Universidade, além de apresentar relatos sobre esse processo na prática é o objetivo do novo livro organizado pela professora da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Christina Musse. A obra será lançada na quinta-feira, dia 15, às 19h30, no Centro de Conservação da Memória (Cecom), da UFJF.

“Comunicação e Universidade: reflexões críticas” é o título do livro que em sua parte inicial traça um histórico da universidade pública no Brasil e os desafios de se realizar uma comunicação nas instituições a fim de gerar uma imagem positiva da instituição para o maior público possível. Esta análise é feita por meio de artigos e texto de pesquisadores da área.

A segunda parte do livro apresenta um histórico da formação e a criação de uma secretaria responsável pela Comunicação da UFJF, e também reúne relatos dos profissionais da área da Comunicação que trabalham ou já trabalharam na Diretoria de Imagem Institucional, sobre os trabalhos realizados e suas experiências bem sucedidas.

Segundo Christina Musse, discutir e refletir sobre universidade é um tema que é sempre necessário. “Falar sobre universidade é algo extremamente necessário. A ideia do livro foi de fazer uma reflexão sobre o porquê de a Comunicação ser importante para sedimentar junto aos vários públicos uma imagem positiva e de pertencimento da comunidade em relação à universidade. O livro traz colaboração de pesquisadores que tem textos muito bons para essa reflexão.Também têm um pouco de história e o processo comunicacional da nossa Universidade.”

Para Christina um trecho do livro bastante representativo escrito por José Marques de Melo, é: “A universidade assumiu,durante muito tempo,o perfil de gueto intelectual isolada do mundo a que pertencia[…] Felizmente, o panorama hoje é completamente distinto. As nossas universidades estão convencidas de que a sua subsistência institucional depende de recursos externos.”

O evento de lançamento contará com a presença de alguns dos autores participantes que moram na cidade, para a sessão de autógrafos. Além de apresentação do músico Márcio Hallack.

A autora

Christina Musse possui mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado também em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É integrante do grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania da Facom.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação; globalização; cultura; memória; cidade; identidade; e televisão. É membro do GT de Jornalismo da Intercom, sócia da Rede Alcar e da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo da SBPjor.

O Centro de Conservação da Memória (Cecom) fica localizado na Avenida Getúlio Vargas 763, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3212-3601 (Facom-UFJF)