Em comemoração aos 10 anos de atividades, o projeto de extensão Alfabetize realiza a mostra “Materiais didáticos: alfabeto e nome próprio”, com mesas e oficinas gratuitas. A primeira edição do evento, aberto ao público, ocorre nesta quinta-feira, 25,  entre 8h e 11h, no prédio da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições podem ser feitas no local do evento, durante as atividades.

“O evento terá uma breve abertura para situar os participantes quanto à dinâmica. Serão seis mesas relacionadas a recursos didáticos da professora alfabetizadora; atividades e materiais para as crianças; jogos de alfabeto; livros de alfabeto; oficina com nome próprio; e oficina para vivência de atividades com alfabeto e nome próprio. Além disso, haverá duas atividades outras pelos corredores: a Ponte do Rio do Alfabeto e construa o acróstico [texto em versos em que as letras iniciais – às vezes as médias ou finais – de cada verso, lidas na vertical, formam uma palavra ou frase] com o seu nome, orientadas por professoras e monitoras da oficina”, pontua a coordenadora do projeto, Luciane Manera Magalhães.

A proposta é compartilhar com o público os materiais didáticos construídos pelas professoras alfabetizadoras durante o primeiro semestre do curso Oficina de Alfabetização, realizado pelo projeto, proporcionando a interação e a troca de experiências. “A ação surgiu para reafirmar a importância dos projetos de extensão que ultrapassam os muros da Universidade e alcançam a comunidade, propiciando a divulgação do conhecimento produzido na UFJF”, afirma Luciane.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a atividade sintetiza alguns dos princípios mais importantes para a extensão universitária, como o fazer dialógico, o aprendizado e reconhecimento da ciência por meio do outro. “Essa mostra apresentará todo o material produzido e o trabalho desenvolvido pelos professores, beneficiários do projeto. É uma oportunidade de a comunidade ter acesso a esse conhecimento feito conjuntamente. A ação reforça o compromisso da relação com a comunidade externa e fortalece a educação básica e a educação pública.”

A atividade confere certificado de participação.

Outras informações: monitoriaalfa@gmail.com