Evento é fruto de entre UFJF, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Evento é fruto de entre UFJF, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Uma solenidade deu início ao curso de extensão Mapeamento de Áreas de Risco com aplicativo Álea, nesta terça-feira, 19, realizado pela Faculdade de Engenharia e pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Defesa Civil. O evento promove discussões e atividade de campo durante dois dias.

A abertura teve a presença da pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; do Coronel Sérgio José Ferreira do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); e do secretário de Segurança Urbana e Cidadania, José Figueirôa.

Ana Lívia ressaltou a satisfação da Instituição em receber profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. “É motivo de orgulho para a Universidade receber cada integrante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que aqui está. Especificamente falando dos bombeiros, há um imaginário de herói criado em torno da profissão. Mas a gente vê na prática que, para além do desejo e da vocação manifestada por cada um, há todo o processo de formação profissional que baseia essa vontade de fazer o melhor para o outro. Sendo assim, a UFJF sente-se honrada de estar ao lado dessa corporação”, afirmou a pró-reitora.

O secretário Figueirôa salientou a importância do curso de extensão para o enfrentamento das problemáticas presentes na cidade. “Juiz de Fora hoje não tem tantos problemas de deslizamentos por conta de processos de intervenção e manutenção de encostas. Mas temos enfrentado alagamentos, como recentemente em dezembro. Então, o curso vai ser muito importante para nós que somos ativos da administração pública municipal.”

Logo após a abertura do evento, o professor de Engenharia e coordenador do desenvolvimento do Sistema Álea, Jordan Henrique, ministrou a primeira palestra do curso. O pesquisador discorreu sobre as ações desenvolvidas pelo projeto de mapeamento de áreas de risco e o impacto causado pelo trabalho durante os dois anos de realização.

Barragens

O professor da Faculdade de Engenharia, Márcio Marangon, ministrou outra palestra sobre riscos em barragens. O pesquisador da UFJF ofereceu uma abordagem técnica e ampla sobre a temática, destacando a relevância dos debates após as tragédias ocorridas nos últimos anos nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho. Ele afirmou que os desafios enfrentados na manutenção das barragens são antigos e perpassam por mais atenção das empresas que mantêm as estruturas.

“Uma série de fatores contribuíram para barragens deterioradas, mal acompanhadas e mal inspecionadas. Então, o problema do desastre se relaciona com um certo desleixo, que é uma palavra forte, mas que ocasiona a falta de atenção por parte das empresas que têm interesse em negócios e que demandam obras e barragens. Falta dedicação e por isso chegamos onde chegamos”, pontuou.

O professor ainda comemorou o curso de extensão sobre mapeamento de áreas de risco, salientando a colaboração dos professores e profissionais presentes em todas as atividades. “Acho que nossa maior contribuição vai ser na formação. Apesar de o tempo ser muito curto, a gente vai informar, e a informação ampliada ajuda na formação, na conscientização e na compreensão.”

O curso prossegue durante até esta quarta-feira, 20. Confira a programação.

Outras informações:(32) 2102-6898 – Faculdade de Engenharia – UFJF