Curso dispõe de três linhas de pesquisa: Arte, Moda: História e Cultura; Cinema e Audiovisual; e Estudos Interartes e Música (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Termina no dia 15 de janeiro o prazo de inscrições para a seleção do Doutorado em Artes, Cultura e Linguagem, do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São oferecidas dez vagas para a turma de 2019, abertas a candidatos com mestrado em qualquer área do conhecimento. O curso dispõe de três linhas de pesquisa: “Arte, Moda: História e Cultura”, “Cinema e Audiovisual” e “Estudos Interartes e Música”.

O processo seletivo se divide em cinco etapas: projeto de tese, prova escrita teórica, prova escrita de suficiência de língua estrangeira, portfólio artístico (no caso de tese teórico-prática) e entrevista. As duas primeiras etapas e a última têm caráter eliminatório.

As notas são calculadas através da média aritmética das notas de cada um dos avaliadores e os candidatos podem pedir recurso ao final de cada etapa do processo seletivo.

Língua estrangeira
O programa demanda compreensão da língua inglesa; por isso, se o candidato não apresentar comprovante de suficiência da mesma na entrega dos documentos, precisará fazer prova escrita para comprovar a habilidade. Da mesma forma, terá de prestar prova para uma outra língua (alemã, espanhola ou francesa), caso não tenha comprovante de suficiência. O aluno que não for considerado apto deverá prestar novo exame de língua estrangeira até o final do ano letivo de 2020.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo link. Os candidatos devem anexar, para envio eletrônico, cópias de documento de identidade, CPF, histórico escolar e diploma do mestrado, Currículo Lattes atualizado, projeto de tese vinculado a uma das linhas de pesquisa do programa, carta de intenção e comprovante de suficiência em língua estrangeira.

Também deve ser impressa a Guia de Recolhimento da União (GRU) e paga a taxa única de inscrição no valor de R$ 100. A isenção da taxa pode ser solicitada via formulário a ser enviado junto com os demais documentos.

Confira o edital completo.

Mais informações:
(32) 2102-3362 – Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagem