Reitor Marcus David: “Formar os nossos alunos é sempre um momento muito importante. Mas, nesse momento ele ganha um caráter muito especial, porque nós estamos mostrando para a sociedade a relevância das universidades públicas” (Foto: Alexandre Dornelas)

Entre amigos, familiares e autoridades da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), concluintes de 17 cursos de graduação da instituição estiveram, na última segunda-feira, 17, no Cine-Theatro Central para a Colação de Grau Unificada. A cerimônia segue nesta terça-feira, 18, contemplando formandos de outros cursos, com início às 17h.

A cada uma das três cerimônias, os estudantes entravam no Cine Theatro Central sob aplausos. Com recepção calorosa dos formandos para com a mesa de autoridades da UFJF, e coordenação e direção das faculdades, a solenidade contou também com apresentação do grupo Ingoma.

Grupo Ingoma animou as solenidades do primeiro dia de colação (Foto: Maria Otávia Rezende)

Em seu momento de fala, após o juramento e os discursos dos oradores, o reitor Marcus David comemorou o lançamento de novos profissionais ao mercado e destacou a confiança na formação dos estudantes. “A colação de grau nos traz muita satisfação e é um momento que podemos ver o resultado do nosso trabalho. Apenas agora, no segundo semestre de 2018, a UFJF vai formar aproximadamente dois mil profissionais. Nós formamos nossos alunos com a consciência de que serão profissionais sérios, competentes e de muita responsabilidade”.

David ainda salientou a importância de se formar alunos em um momento de reafirmação da necessidade do ensino público de qualidade. “Formar os nossos alunos é sempre um momento muito importante. Mas, nesse momento ele ganha um caráter muito especial, porque nós estamos mostrando para a sociedade a relevância das universidades públicas, e que, justamente por essa razão, o patrimônio dessas universidades precisa ser mantido. A sociedade brasileira tem que lutar pela manutenção das universidades, por tudo que ela significa em termos de desenvolvimento econômico-social para a nossa população”, destacou.

Entrega do diploma no momento da colação

Há 20 anos a entrega do diploma é realizada no momento da colação de grau (Foto: Alexandre Dornelas)

A colação de grau também é o momento da entrega do diploma de conclusão do ensino superior. O pioneirismo da UFJF no assunto, que completou 20 anos, foi ressaltado pela pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo. “É uma condição muito interessante para a Universidade. A gente zela com muito carinho por isso, para que os formandos tenham o acesso ao diploma no dia da colação, pois facilita bastante a vida deles”.

Para a formanda em Farmácia, Áurea Cúgola Bernardo, que planeja realizar residência logo após a conclusão de curso, receber o diploma na colação de grau é uma grande vantagem para os alunos da UFJF. “A gente já tem concursos de residência logo após a colação de grau, então essa entrega rápida do diploma é importante que aconteça, para já conseguir a documentação necessária”.

Concluintes

Após chegar com antecedência para vestir a beca e se preparar para a cerimônia de colação, os formandos aguardavam na fachada do Cine-Theatro Central, acompanhados de familiares e amigos, além de confraternizar com os colegas de curso.

A estudante juizforana Isabella Seguro, concluinte do curso de Fisioterapia, aproveitou para tirar fotos com as amigas que também estão se formando. A fisioterapeuta afirmou que vai sentir falta das companheiras que a ajudaram a passar por momentos difíceis na faculdade. “Acho que vou sentir falta principalmente dos amigos, dos momentos que passamos na faculdade. E eu ainda tive a minha filha no quinto período, e o pessoal da faculdade me ajudou muito, os alunos e alguns professores. Então eu vou sentir muita saudade”.

Isabella Seguro (à esquerda), formanda da Fisioterapia, com colegas de turma (Foto: Maria Otávia Rezende)

Após conciliar a maternidade e estudos, Isabella ressaltou que teve receio de não conseguir lidar com as atribuições, mas agora comemora a vitória pessoal. “Ter uma filha no meio do curso foi desesperador. Mas chegar aqui na colação dá um gostinho a mais, um orgulho de pegar o diploma e falar: tenho filho, mas eu consegui, vim até o final. Foi muito difícil, principalmente no primeiro ano. Mas eu consegui, eu cheguei!”

Outra cerimônia de colação será realizada em janeiro, em data a ser confirmada, com os formandos que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em novembro.

Veja as fotos da solenidade das 17h (álbum em construção).

Veja as fotos da solenidade das 19h (álbum em construção).

Veja as fotos da solenidade das 21h (álbum em construção).

Confira os horários das solenidades do segundo dia (nesta terça-feira, 18)

17h – Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Computacional; Engenharia Elétrica (e Energia, Robótica e Automação, Sistemas Eletrônicos, Sistemas de Potência e Telecomunicações); Engenharia Mecânica; Engenharia de Produção.

19h – Ciência da Computação; Ciências Exatas; Licenciatura em Computação (EAD); Física (EAD e presencial); Matemática (EAD e presencial); Química (EAD e presencial); Sistemas de Informação; Engenharia Civil; Estatística.

21h – Artes; BI em Artes e Design; Artes Visuais (Bacharelado e licenciatura); Cinema e Audiovisual; Moda; Música.

Outras informações: (32) 2102-3966 – Diretoria de Imagem Institucional