UFJF entrega diploma no momento da colação de grau há 20 anos (Foto: Alexandre Dornelas)

Em uma época sem internet e, consequentemente, sem plataforma Siga, os registros de todos os diplomas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) eram feitos em papel, anotados em cadernos de capa dura, catalogados por meio de fichas datilografadas na Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Neste mês de dezembro, o pioneirismo da UFJF em entregar o diploma aos estudantes no momento da colação de grau completa 20 anos.

O coordenador de Assuntos e Registros Acadêmicos, Mussolini Sutana Fernandes, conta sobre como aconteceu a transição dos registros físicos para a versão digital. “No início foi um grande desafio porque tínhamos a ideia, mas não tínhamos pessoal treinado nem equipamento. Levamos quase dois anos para conseguir três computadores e contratar alguém para fazer o programa.”

Na época atuando como gerente de registros acadêmicos, Fernandes estudou os formatos de registro de dezenas de universidades para determinar qual atenderia à UFJF. Em 1995, a instituição conseguiu a estrutura necessária e se tornou pioneira na digitalização do registro dos diplomas, agilizando o processo. Assim, em dezembro de 1998, após o aperfeiçoamento da rede interna de dados, a UFJF entregou os diplomas aos alunos no momento da colação de grau pela primeira vez. A eficiência reduziu a espera de liberação dos diplomas de seis meses para menos de 40 dias.

Fernandes afirma que a iniciativa surgiu da demanda dos próprios alunos. “A ideia surgiu em função da necessidade dos formandos que colavam grau na quinta e na sexta, e já na segunda-feira faziam uma fila imensa querendo os diplomas dos cursos. Foi então que pensamos na possibilidade de encurtar esse tempo e atender com mais rapidez”.

O jornalista formado pela UFJF, Matheus Brum, avalia como a agilidade em receber o diploma no momento da colação contribuiu para que logo pudesse trabalhar em empresas da área. “Já sair da UFJF com o diploma me permitiu entrar rapidamente com o pedido para o registro profissional, documento indispensável para conseguir emprego.”

A estudante de Enfermagem Brenda Torquato, que participa da colação de grau unificada nesta segunda-feira, 17, pretende procurar emprego na área assim que se formar. “É muito bom para já ingressarmos no mercado de trabalho, além de ser um facilitador em todos os sentidos”.

A colação de grau unificada acontece nestas segunda e terça-feira,  dias 17 e 18, no Cine Theatro Central, em horários definidos por áreas de conhecimento.

Outras informações: (32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional