Evento acontece nesta sexta, 30, das 9h às 12h, no último dia da Semana de Consciência Negra (Foto: Freepik)

Desconstruir e resignificar. Com essa proposta, a segunda edição da Roda Cultural, projeto da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e vinculado ao “Núcleo Integrado de Danças da UFJF” (Nidu), terá como tema “Cultura de Rua”, dentro das atividades programadas para a Semana da Consciência Negra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro acontece nesta sexta, 30, das 9h às 12h, na Praça Cívica do campus ou, em caso de chuva, nas dependências físicas da Faefid.

A troca de conhecimentos relacionada à criação de diferentes grupos de alunos dos cursos de Educação Física sobre suas vivências acadêmicas é o principal objetivo da atividade. Por meio do movimento expressivo da unidade corpórea, a partir de uma construção coletiva, os componentes do “Grupo de Dança da UFJF” e os estudantes das disciplinas “Introdução ao Estudo da Corporeidade” (Primeiro período), “Iniciação à Dança” (Terceiro período), e das eletivas “Estágio em Dança”, “Atividades Circenses” e “Aperfeiçoamento em Dança” se encontrarão, a fim de compartilharem o que construíram ao longo do semestre letivo dentro de uma temática comum.

O tema
A rua é de todos e para todos, na apropriação e ocupação de espaços. Esse pertencimento e possibilidade de ocupação se fragilizam na sociedade consumista e individualista, em que o “pertencer” é condicionado ao domínio de uma doutrina hegemônica. A exclusão ocorre como estruturada consequência e a rua acolhe, precariamente, a marginalidade negra, feminina, pobre, homossexual, infantil, deficiente, idosa. Uma identidade cultural é definida no vazio, com o vazio. A fim de desconstruir tal estigma, pretende-se discutir e ampliar o significado de “Cultura de Rua”.

Nidu
Órgão vinculado à Faefid, atualmente coordenado pela professora Alice Mayer, com assessoria da bolsista de Treinamento Profissional, Izabela Fonseca, o Núcleo Integrado de Danças é caracterizado como elemento integrador de ações voltadas para a Dança, especialmente no âmbito da Faefid e em outras unidades acadêmicas da UFJF. Busca planejar e efetivar formas pelas quais as ações desenvolvidas sejam associadas e disseminadas para a comunidade acadêmica da instituição, na perspectiva extensionista, fundamentadas nos processos acadêmicos de ensino e aprendizagem e iluminadas pela produção do conhecimento especificamente na área da dança e, de forma geral, das manifestações corporais rítmicas e expressivas, como as atividades circenses e as ginásticas.

A Semana de Consciência Negra é promovida pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da UFJF.