Uma série de recitais de formatura, promovidos por estudantes do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está previstos até a primeira semana de dezembro. As execuções públicas são requisitos para a graduação nas diversas habilitações do curso. Os repertórios vão de música erudita a experimentações contemporâneas. Confira a programação completa.

Violoncelo e violino

Recital de violoncelo terá Bach, Haydn e José Guerra Vicente (Foto: Caique Cahon/UFJF)

No dia 29 de novembro, o aluno Flávio Scaraboto, sob orientação do professor Paulo Rabelo, apresenta recital de violoncelo no Instituto de Artes e Design (IAD) – campus universitário -, às 19h. No repertório do aluno traz compositores como: Johann Sebastian Bach, José Guerra Vicente, Serguei Procofiev e Joseph Haydn. Faltando poucos dias para a apresentação, Flávio não descarta o nervosismo. “Estou um pouco nervoso, porém satisfeito e grato com o trabalho realizado ao longo desses 4 anos.”

Com o repertório de compositores como Edvard Hagerup Grieg, Johann Sebastian Bach, Vittorio Monti e César Guerra-Peixe, o aluno Rodrigo Candido apresenta recital de violino, fruto de sua graduação. O estudante foi orientado pela professora Bruna Berbert. A apresentação será no dia 30, às 19h, no IAD.

Composição

O Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm) – rua Benjamin Constant 790, Santa Helena – será palco da apresentação do aluno Túlio Edson, graduando em Composição. Em seu repertório o artista optou por apostar na diversidade de estilos musicais e experimentações, como funk carioca ao piano, tango com violinos, viola, violoncelo e contrabaixo e folhas de papel como instrumentos.

Túlio, acredita que a multiplicidade de estilos deve-se ao curso que oferece diversas possibilidades. “Nessa modalidade não temos um instrumento específico como nas outras modalidades. Partimos da premissa de que o som, seja qual for, surge a partir de diversas fontes, como um tapa em uma mesa que se se transforma em música para alguns ou ruído para outros, dependendo da aplicabilidade. Esse é o grande diferencial do curso.” O seu orientador, professor Daniel Quaranta, espera que os espectadores gostem da versatilidade do estudante. “O público pode esperar um trabalho muito interessante pela variedade de obras que ele apresentará. Sua apresentação vai desde a experimentação mais contemporânea, até obras mais mais tradicionais.”

Os instrumentistas do recital serão Luana Oliveira (trompa),Patrícia Paula, Andressa Miranda e Paula Beghelli (improvisação livre), Wesley Fontes (pandeiro), Vinícius Reis (trompete), Álisson Bebert, Ladislau Brun, Caio Carrara e Juh Nogueira (violino), Jhonata Lino (viola), Flávio Scaraboto (violoncelo), Marcos dos Santos (contrabaixo acústico), Rogério Nascimento (contrabaixo elétrico), Dan Santos (guitarra elétrica), Ana Sukita e Sara Fraga (canto), Daniel Roberts, Nariá Assis (piano), Arlana Dias (sintetizadores e piano), João Cordeiro (teclado de computador), João Cordeiro (bateria) e Nilton Moreira Fernando França, Pedro Halfeld e José Mário (flauta transversa).

Canto e piano

Músicas de compositores latino-americanos serão executadas no piano (Foto: Caqui Cahon/UFJF)

No dia 4, o formando em canto Lucas Miranda apresenta-se na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora – rua Oscar Vidal 134, Centro – a partir das 20h. Sob orientação da professora Maíra Lautert, o repertório é composto por dois ciclos de canções: Wesendonck Lieder, do compositor Richard Wagner, e Retratos do Homem Contemporâneo, de Alexl. O cantor acredita que, para apresentar as músicas do seu repertório, foi necessário maturidade. “É um repertório que demanda certa habilidade e, no caso do Wesendonck, saber cantar em alemão. Mas o principal requisito para a execução das obras é sensibilidade.”

No IAD, a aluna Tamara da Cruz Medeiros apresenta recital de canto no dia 5, a partir das 19h. No repertório, compositores como Mozart, Tchaikovsky, Carlos Gomes, Charles Gounod, entre outros. A artista explica que a escolha do repertório foi baseada em sua paixão e curiosidade pelos idiomas: Francês, italiano, alemão, russo,tcheco, português e inglês.“Trabalho sete diferentes em meu repertório, além disso mantive a linha da performance, todas são árias e recitativos de óperas.”

A orientação de Tamara ficou sob responsabilidade da professora Maíra Lautert. A discente demonstra a satisfação de formar novos alunos. “Sinto-me realizada, coloco-me no lugar deles e sei o que isso significa. É o fechamento de um ciclo e início de outro. Desejo sorte e muitas realizações profissionais a todos.”

Com canções voltadas para compositores da América do Sul, Arlana Dias, apresenta recital de piano no dia 7, às 19h30, no IAD. A escolha das músicas partiu da experiência do seu primeiro ano de graduação. “No meu primeiro período, fizemos um recital voltado para compositores da América do Latina, o que abriu um leque de repertório que eu não conhecia. Baseada nisso e na baixa execução desse tipo de repertório, escolhi aprofundar o tema.” Arlana foi orientada pelo professor Fernando Vago.

Outras informações: (32) 2102-3350- Curso de Música