Professor recém-chegado na instituição, Becker se apresenta no projeto Choro Universitário nesta terça, 30

O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) José Paulo Becker comanda nesta terça-feira, a partir das 20h, na Livraria Liberdade, uma roda de choro com clássicos da música popular brasileira. Há dois meses na cidade, Becker é considerado uma das maiores expressões do choro no país. Com discografia premiada nacional e internacionalmente, ele é fundador do Trio Madeira Brasil e tem parcerias com autores como Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro. O evento busca estabelecer uma ponte entre alunos, cultuadores do gênero e comunidade em geral.

De acordo com o professor, a apresentação é um ensaio-piloto para a implantação do projeto Choro Universitário. “Eu comecei a trabalhar o choro tardiamente e sei que muitos músicos e alunos têm essa mesma dificuldade. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes e promover a participação gradativa deles na roda”, explica Becker. A partir do próximo mês, as apresentações estão previstas para acontecer na primeira terça-feira de cada mês, a princípio na própria livraria, mas podendo ser também no campus. Faz parte do projeto ainda a ideia de convidar músicos de outros estados.

Integram também a roda os músicos Márcio Gomes (pandeiro), Cazé (bandolim), Fernando Júnior (7 cordas) e César Professor (cavaquinho), que já foram do Clube do Choro de Juiz de Fora. Eles vão revisitar clássicos de Pixinguinha e Jacó do Bandolim. Além disso, entram no repertório composições autorais de Becker. “É interessante incluir músicas autorais para estimular os alunos e mostrar a evolução do choro, mostrar que pode haver novos compositores nesse gênero”, diz o professor, que ministra aulas de violão e de prática de conjunto no curso de Música da UFJF.

O evento tem entrada franca. A Livraria Liberdade fica situada à Rua Benjamin Constant, 801, em frente ao Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud