O valor das bolsas de apoio estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi reajustado e já é válido para o próximo pagamento. Em dezembro, os estudantes que têm direito ao auxílio moradia passarão a receber R$ 370, enquanto os beneficiados pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) receberão R$ 500 reais – reajustes de, respectivamente, cerca de 9% e de 25%.

O valor das bolsas não passava por ajuste desde 2014, quando foram implantadas na instituição.  O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, afirma que o esforço da Administração Superior para reajustar o orçamento reflete a preocupação da Universidade em garantir que as bolsas atendam à demanda dos estudantes.

O Pró-Reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, ressalta que o objetivo do reajuste é assegurar que os estudantes consigam se manter na instituição e que, nesse sentido, as bolsas de auxílio moradia e de Pnaes são fundamentais. “A preocupação está em melhorar a situação dos estudantes mais vulneráveis da Universidade para que eles tenham uma condição melhor de garantir sua permanência nos estudos”, avalia.

Quem pode solicitar bolsas de apoio?

O auxílio estudantil pode ser solicitado pelos estudantes de graduação presencial, que ainda não concluíram nenhum curso de graduação e que possuem renda bruta mensal familiar per capita de até 1,5 salários mínimos.

Quem ainda não possui bolsa de apoio pode solicitá-la a qualquer momento através de Fluxo Contínuo, seguindo as orientações da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), que podem ser acessadas no site da Proae.

Outras informações: (32) 2102-3777 – Proae