Está autorizado o início das obras de ampliação da lavanderia da Moradia Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ordem de serviço para execução do projeto foi dada na última segunda-feira, 21, e tem prazo para realização de até 60 dias. A ampliação faz parte do conjunto de obras para melhorias em outros prédios da UFJF, orçado em R$ 155.853,27.

O projeto da Moradia Estudantil prevê a construção de duas lavanderias aos fundos da edificação já existente, com o objetivo de ampliação. Serão realizados todos os serviços hidráulicos, elétricos, de alvenaria e de estrutura. Segundo o pró-reitor de Apoio Estudantil, Marcos Souza Freitas, assim que a atual gestão da Universidade assumiu, foi feito um redimensionamento das áreas a serem ocupadas pelos estudantes e identificada, após ampla discussão com os estudantes, a necessidade de realizar reformas, a fim de a Moradia Estudantil funcionar.

“Uma das obras essenciais é a criação da lavanderia, já que no local não existia essa estrutura. A expectativa é de que, assim que esteja pronta a lavanderia, possamos realizar a licitação para a compra dos equipamentos necessários para o funcionamento.” A inauguração da Moradia Estudantil está prevista para 2017.

HU, ICE e Comunicação

Além de contemplar a Moradia Estudantil, a ordem de serviço autoriza o início de obras no Hospital Universitário (HU), no Instituto de Ciências Exatas (ICE) e na Faculdade de Comunicação. Na Unidade Dom Bosco do HU será realizada a instalação de um hidrômetro próprio, hoje compartilhado com os prédios das faculdades de Medicina e de Fisioterapia. No ICE estão previstas obras de adequação para instalação de elevadores nos prédios dos departamentos de Matemática e de Físico-química. No estacionamento da Faculdade de Comunicação, será feita a remoção do entulho gerado após a demolição de estruturas no local.

De acordo com o coordenador de Projetos e Obras da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Wellington Coutinho da Silva, todos os projetos foram realizados por profissionais da UFJF, sem a necessidade de terceirização. “Com a realização das obras, poderemos viabilizar a utilização da Moradia Estudantil, dar acessibilidade nos prédios da Matemática e da Físico-Química e criar mais 53 vagas no estacionamento da Comunicação”, contabilizou.