Estão abertas as inscrições para preenchimento de vagas na Moradia Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Edital 02/2018, lançado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), oferece 22 vagas, destinadas a estudantes regularmente matriculados em curso de graduação presencial no campus-base e que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa. Também é preciso ter grupo familiar de origem residente em município diferente da cidade de Juiz de Fora, além de não ter concluído outra graduação.

O documento visa proporcionar aos alunos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, melhores condições de permanência na Universidade por meio do acesso à Moradia Estudantil. São disponibilizadas 17 vagas para o público feminino e cinco para o público masculino, distribuídas nos dois edifícios da Moradia.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até às 17h do dia 21 de agosto (terça-feira) e devem ser feitas exclusivamente via Siga, através do ícone “Apoio Estudantil” e da aba “Inscrição Moradia Estudantil”.

Os estudantes que já possuírem avaliação socioeconômica do sistema de fluxo contínuo concluída e no prazo de validade não precisarão apresentar nova documentação; já aqueles que não passaram por avaliação socioeconômica ou ainda não foram reavaliados, no sistema de fluxo contínuo, devem seguir os procedimentos descritos na Portaria nº 01/2018, disponível na página da Proae.

Ainda é preciso preencher o formulário socioeconômico no Siga e apresentá-lo, impresso e assinado, junto com a documentação comprobatória do grupo familiar de origem, conforme o Anexo II da Portaria nº 01/2018.

Seleção

A seleção dos candidatos será baseada na classificação socioeconômica do grupo familiar de todos os inscritos, conforme avaliação realizada pela Pró-reitoria. A classificação será definida pela ordem dos seguintes critérios:

I – Perfil socioeconômico do grupo familiar;
II – Renda per capita menor;
III – Maior distância da residência do grupo familiar em relação à cidade do campus.

Os critérios de desempate obedecerão às situações estabelecidas no Regulamento Geral da Moradia Estudantil.

Resultados e reunião de ocupação das vagas

O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 18 de setembro, na página da Proae. A reunião para ocupação das vagas – que deverá ser realizada no dia 25 de setembro, em local ainda a ser definido – possui caráter eliminatório e a não participação implicará na desclassificação do aluno selecionado.

Serão convocados para a reunião os 22 primeiros estudantes classificados. A distribuição dos alunos nas vagas dos alojamentos da Moradia Estudantil será feita por sorteio, realizado pela Coordenação de Moradia Estudantil.

O estudante que não ocupar a vaga para a qual foi sorteado no prazo de sete dias úteis, a partir da data do sorteio das chaves, perderá o direito à vaga. Após o sorteio, os alunos deverão assinar o Termo de Ocupação e, em seguida, receberão as chaves.

O discente selecionado para ocupar a vaga na Moradia Estudantil também terá direito ao Auxílio Alimentação. Porém, aquele que ocupar a vaga na Moradia e estiver recebendo Auxílio Moradia e/ou Auxílio Transporte, terá os auxílios cancelados, imediatamente.

Confira aqui a íntegra do Edital.

Outras informações: (32) 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil