(Foto: Géssica Leine)

Somente 28% daqueles que iniciaram o preenchimento do formulário no SIGA3 entregaram a documentação até o momento (Foto: Géssica Leine)

Terminam nesta sexta-feira, 19, às 18h, as inscrições para o processo de seleção do Apoio Estudantil para os ingressantes do segundo semestre de 2015 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O edital também é válido para os ingressantes do primeiro semestre que foram reclassificados em convocações posteriores a 12 de março de 2015 e os alunos que retornaram de intercâmbio internacional também após essa data. Os estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem ou indígenas e quilombolas, contemplados pela Bolsa Permanência do Ministério da Educação, poderão solicitá-la independentemente do ano de ingresso.

Os interessados deverão preencher o formulário socioeconômico no SIGA3 e entregá-lo junto à documentação comprobatória (relacionada no Anexo II do edital), nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Para os ingressantes no segundo semestre pelos grupos de acesso A e B é necessário apenas entregar o Formulário Socioeconômico preenchido, impresso, datado e assinado. Nesses casos, serão considerados os documentos apresentados no ato da matrícula e, sendo necessária documentação complementar, o aluno será comunicado pelo próprio sistema.

quanto antes o/a estudante entregar a documentação completa, mais rápido poderá ter a sua avaliação concluída para o recebimento das bolsas (Foto: Caique Cahon)

Quanto antes o/a estudante entregar a documentação completa, mais rápido poderá ter a sua avaliação concluída para o recebimento das bolsas (Foto: Caique Cahon)

Segundo a coordenadora de Assistência Estudantil Thássia Soares, somente 28% dos discentes que iniciaram o preenchimento do formulário no SIGA3 entregaram a documentação até o momento. Ela destaca que é importante atentar para o fato de que o processo de avaliação dos formulários e da documentação é feito em fluxo contínuo. Ou seja, quanto antes o estudante entregar a documentação completa, mais rápido poderá ter a sua avaliação concluída para o recebimento das bolsas e/ou auxílios. O resultado estará disponível no SIGA3 em até 30 dias úteis depois de protocolada a entrega da documentação. Com sua avaliação concluída, o discente deverá comparecer à Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (Proae) para ter ciência das modalidades concedidas, de acordo com o perfil socioeconômico do grupo familiar, e assinar o termo de compromisso. Somente após a assinatura do termo de compromisso o discente poderá receber o apoio estudantil. Além disso, é importante que os interessados sempre verifiquem o SIGA3 para acompanharem o andamento da avaliação.

Mateus Gonçalo, 19 anos, que cursa o primeiro período de Sistemas de Informação, é um dos estudantes que irão se inscrever no processo na modalidade de auxílio moradia. Ele se mudou de Petrópolis (RJ) para Juiz de Fora no meio do ano passado e, segundo o estudante, a ajuda financeira é de fundamental importância para a sua manutenção na faculdade. “É difícil, em muitas ocasiões as famílias que estão longe precisam mandar dinheiro para custear alimentação, aluguel e transporte. Sem essa ajuda da Universidade é muito complicado conseguir manter o foco nos estudos”.

Confira as modalidades oferecidas:

Bolsa Permanência: com recursos do Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação é destinada, na UFJF, apenas aos discentes de Medicina e Enfermagem, que, por enquanto, são os únicos cursos com carga horária média de cinco horas diárias, conforme exigência do MEC para este benefício. A Bolsa Permanência também contempla integrantes de comunidades indígenas ou quilombolas, independentemente do curso. O valor é de R$ 400 mensais.

Bolsa PNAES: com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), é destinada aos discentes de todos os cursos presenciais da UFJF, exceto os de medicina e enfermagem, já contemplados pelo Programa Bolsa Permanência. O valor também é de R$ 400 mensais.

Auxílio Moradia: incentivo pecuniário no valor de R$ 340 mensais, destinado ao custeio parcial de despesas com aluguel de imóvel, exclusivo para discentes provenientes de municípios distintos daquele do campus no qual estão matriculados. Nesta modalidade, os discentes ou o seu núcleo familiar não podem possuir residência própria, alugada ou cedida no município em que se localiza o campus da UFJF (Juiz de Fora ou Governador Valadares).

Refeição (almoço e jantar) a preços acessíveis, de R$ 1,40, são apontadas como vantagens de estudar na UFJF

Auxílio alimentação dá acesso a café da manhã, almoço e jantar (Foto: Géssica Leine)

Auxílio Alimentação: acesso a refeições gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) nos Restaurantes Universitários da UFJF, conforme seu horário de atendimento.

Auxílio Transporte: valor referente ao transporte urbano entre a residência e o campus da UFJF (ida e volta) durante o período letivo.

Auxílio Creche: auxílio financeiro no valor de R$ 321 mensais, para custeio parcial das despesas com dependentes legais até a idade de 5 anos, 11 meses e 29 dias.

Outras informações: (32) 2102-3777 / 2102-3886 (Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva – Proae)