“Não tem lugar melhor do que um espaço aberto como o Domingo no Campus para apresentarmos um novo conceito de música”, afirmou o maestro Yuri Reis (Foto: Fernanda Teixeira)

A Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na manhã deste domingo, 18, mais uma edição do Domingo no Campus, que contou com muita brincadeira, diversão e música para todas as idades.

A grande novidade desta edição foi a Orquestra Juiz de Fora, que fez uma apresentação na Concha Acústica e empolgou o público presente com um repertório eclético e muito diversificado. O maestro da orquestra, Yuri Reis, celebrou a parceria: “Não tem lugar melhor do que um espaço aberto como o Domingo no Campus para apresentarmos um novo conceito de música, para além dos teatros e espaços fechados.”

A Orquestra Juiz de Fora foi uma das atrações da edição deste domingo, 18 (Foto: Fernanda Teixeira)

Reis também falou sobre o objetivo da Orquestra Juiz de Fora. “A intenção da orquestra é justamente de propor à cidade uma união maior através da música, seja pelo repertório eclético, seja pela forma de fazer os concertos, sempre voltado para a integração com o público e com as famílias.”

Dentre os muitos presentes, a design gráfica Ana Lúcia de Almeida foi uma das que mais interagiu com a apresentação. “A ideia de trazer uma Orquestra para o campus da UFJF é algo muito bacana, porque é um lugar aberto, um espaço que abrange todo público, e é muito interessante ter um evento aqui, já que a atmosfera é totalmente diferente.”

Ana Lúcia destacou ainda a importância dessa integração Orquestra Juiz de Fora e Domingo no Campus. “É algo muito inovador, principalmente para as crianças, que podem ter um primeiro contato com algo muito diferente do que elas estão acostumadas a ouvir, e isso pode até levar algumas delas a quererem trabalhar com música em um futuro.”

O músico Vinicius Polato também estava presente e discorreu sobre a atmosfera do evento. “Eu achei esse evento fantástico porque eu cheguei aqui em um domingo de manhã, pós-feriado e vi um ambiente lotado, com uma Orquestra trazendo um repertório muito diferente e próximo do público. Além disso, o clima é muito gostoso, você vê criança, cachorro e adulto brincando, um pessoal andando de bicicleta, achei sensacional.”

Além da Orquestra, o Domingo no Campus contou com muita outras atrações, como o Funga Alafia, que trouxe uma apresentação especial sobre o dia da Consciência Negra, o DJ Álvaro Capute, a contação de histórias com a Tia Nilcéa e a palhaça Paveta. Entre as oficinas, estão as de ginástica para 3ª idade, de resgate de brincadeiras de rua, de bordado e de montagem de brinquedos com materiais recicláveis.

Quem também marcou presença foram os projetos de extensão da UFJF, como o “Dente da Gente”, o “NASFE Educação: Projeto Aprender para Prevenir” o e “Recicle: Técnicas Sustentáveis e Troca de Saberes”. 

Famílias explicam que bichos também são bem recebidos e aproveitam o campus da UFJF (Foto: Fernanda Teixeira)

E outros visitantes que se animam com o Domingo no Campus são os animais de estimação que frequentam cada vez mais a Praça Cívica. Exemplos são a Bastilla e o Charlie, cachorros da designer Simone Albuquerque. “Eu comecei a trazer meus cachorros aqui porque eu acho que tem tudo a ver, já que a UFJF é um espaço totalmente adaptado e, com isso, muito donos têm trazido seus animais para interagirem com outros pets e mesmo com as crianças, criando um ambiente muito legal.”

Simone ainda ressaltou a importância do Domingo no Campus. “Esse é um ambiente muito bacana, porque além dos pets, nós também conseguimos distrair um pouco, curtir as brincadeiras e oficinas, e isso é muito positivo para sairmos da rotina.” O próximo Domingo no Campus já tem data marcada: 9 de dezembro. A próxima edição encerrará a temporada 2018 do evento.