Com o intuito de apresentar e discutir com a comunidade interna o que é avaliação institucional e como ela é desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na próxima segunda-feira, 19, ocorre o evento “Avaliação da Educação Superior: Conceitos, Possibilidades e Desafios”. A conversa será conduzida pela professora Angélica Cotta Lobo no anfiteatro das Pró-reitorias, com início à 13h30.

Angélica é a coordenadora do curso de Nutrição do campus de Governador Valadares e desenvolveu doutorado em Avaliação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O convite feito a ela pela Diretoria de Avaliação Institucional foi motivado pelo fato de, antes mesmo de ser iniciado um projeto de avaliação de disciplinas na UFJF de forma institucional, o curso de Nutrição de Governador Valadares já se auto avaliava. A iniciativa foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que visitou as instalações do curso em outubro, para conhecer melhor o processo.

A diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, esclarece que “o principal objetivo da palestra é promover, através da experiência da professora Angélica, a sensibilização da comunidade acadêmica em relação ao tema, principalmente no que diz respeito às coordenações de cursos”.

Angélica relata que a avaliação é um processo importante, mas que traz complexidades, como “ser capaz de contemplar representantes de todos os segmentos que envolvem a comunidade acadêmica e externa à Universidade; desenvolvê-lo de forma democrática e, sobretudo, garantir que os resultados conduzam a melhorias na instituição e na qualidade do ensino”.

Porém, ela ressalta que a avaliação deve ser percebida como potencializadora de mudanças e crescimento, possibilitando que os cursos, cada um com sua especificidade, possam compreender onde estão suas fragilidades e, a partir daí, estabelecer caminhos em prol de uma formação de cidadãos críticos e com competência técnica. “Na UFJF, a forma como a avaliação institucional tem sido proposta pode subsidiar as discussões promovidas com intuito de elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), principalmente no que se refere à definição das metas e dos objetivos que a instituição tem para os próximos anos.”

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional