O projeto é aberto para novos alunos a partir dos 12 anos e sem limite de idade (Foto: Gustavo Tempone)

O mundo pode ser bem diferente quando visto em meio a um salto de quase três metros de altura. É o que comprova Luisa Campos, vice-campeã no salto com vara no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16 que ocorreu em Fortaleza (CE), no dia 29 de setembro. Aos 14 anos, a atleta de destaque no atletismo treina na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) pelo projeto de extensão Cria UFJF, representando a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em competições nacionais.

“Eu fui muito bem preparada. Ir para o Brasileiro sub-16 era a minha meta para 2018, mas não esperava esse resultado. Eu dei o meu melhor, evoluí muito neste ano, pois há apenas seis meses que faço o salto com vara. Então foi realmente uma experiência incrível, que vou levar para a minha vida inteira”, destaca Luisa sobre sua participação no torneio, que contou ainda outras três atletas do projeto competindo.

Luisa Campos, vice-campeã no salto com vara no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16 (Foto: Gustavo Tempone)

O treinador Renato Siqueira é quem a acompanha na rotina diária na Faefid. Há cinco anos atuando no Cria, ele passou por diversas categorias e, hoje, é responsável pela preparação de atletas entre 14 e 18 anos. Siqueira afirma que Luisa ainda tem muito a evoluir.  “O desenvolvimento dela tem sido muito bom. Principalmente pela parte técnica, a prova dela é muito difícil e exige muita coisa da ginástica. Mas ela se preparou muito bem para alcançar a marca para conquistar a medalha de prata. E ela ainda tem muito a evoluir”.

Há quatro anos participando do projeto da UFJF, a atleta avalia de forma positiva a estrutura que é oferecida pela Faefid, com equipamentos de primeira linha que são possibilitados pelo apoio da Universidade. “Em Juiz de Fora eu não teria a oportunidade de treinar em uma estrutura como a que temos no Cria. Nós temos muitos materiais, a pista de atletismo é excelente e treinadores que dão o máximo de si. Com isso, vamos crescendo juntos e temos muitas conquistas”.

O Cria

Coordenador do projeto e professor da Faefid, Jorge Perrout (Gustavo Tempone)

As conquistas, de fato, são recorrentes no projeto. Ao longo de dez anos da prática de atletismo – sendo seis como projeto de extensão Cria – atletas já participaram de competições internacionais e chegaram a integrar a seleção brasileira em diversas categorias e provas do atletismo.

Para o coordenador do projeto e professor da Faefid, Jorge Perrout, o Cria cumpre o papel de interlocução com a comunidade por meio do esporte e também tem a função de levar a imagem da Universidade para fora do campus. “Quando os resultados aparecem e vão para a mídia, levam uma imagem muito positiva da Universidade, da inserção social e da responsabilidade social que ela tem. Já que, como extensão, o Cria faz uma percepção de pertencimento, é criado um vínculo da pessoa que está aqui com a UFJF e acaba com a sensação de distanciamento”.

Com cerca de cem atletas, o Cria desenvolve atividades todos os dias da semana no período da manhã e da tarde, com os treinamentos regulares feitos por 15 acadêmicos bolsistas e voluntários da graduação e da pós-graduação, garantindo a interface prática e teórica.

Os resultados nos campeonatos tiveram reconhecimento pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), com a inserção do projeto entre as redes de formação de atletas mapeadas pela confederação. “Nós somos um centro de descobertas de talentos reconhecido pela Confederação Brasileira de Atletismo, em um trabalho recente da confederação. O que, para nós, é muito importante por ser um reconhecimento da CBAT de que nosso trabalho é referência na formação de atletas”.

Mas, além de formar atletas, a capacidade do projeto em abrir um horizonte acadêmico para seus participantes é ressaltada pelo coordenador. “Aqui nós conseguimos ter a permanência dos jovens. Hoje nós temos atletas que estão há seis anos treinando com a gente. Não é apenas uma equipe que consegue resultado. Nós formamos professores, pós-graduandos e vários já são treinadores cadastrados na confederação brasileira de atletismo. Esse é o ponto forte, além do resultado esportivo”.

Iniciação no projeto

O projeto é aberto para novos alunos a partir dos 12 anos e sem limite de idade, com a possibilidade de permanência por prazo indefinido. Inicialmente, os novos alunos são testados em todas as provas e é verificado o potencial em cada uma delas.

Para iniciar no Cria, basta comparecer à pista de atletismo da Faefid, onde são realizados os treinamentos, às 8h ou às 14h30 na segunda, quarta ou sexta-feira. A única exigência é estar acima da idade mínima de 12 anos.

Outras informações sobre o projeto podem ser encontradas na página do Cria no Facebook.

Contato: (32) 2102-3292 (Secretaria da Faefid)