Amanda Oliveira fechou os 10 km, na categoria Feminino Adulto, em 38m23s (Foto: Cria/UFJF)

A atleta do Projeto Cria da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF), Amanda Aparecida Oliveira, venceu a prova dos 10km Feminino Adulto da Copa Brasil Caixa de Cross Country, disputada neste domingo, 27, no Parque Ecológico do Tietê, Zona Leste de São Paulo. Amanda fechou a prova com o tempo de 38m23s. O Cria venceu ainda as provas em equipe dos 10 km Feminino Adulto em Grupo e de 8 km Sub-20 Masculino em Grupo.

O evento, caracterizado por ser realizado em ambientes rústicos e em áreas arborizadas, exige dos atletas um conjunto de habilidades, como agilidade, resistência e atenção para superar os obstáculos durante todo o percurso. Os melhores colocados representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, no dia 23 de fevereiro, em Guayaquil, no Equador.

Amanda destaca ter conhecido o Cria por meio do professor Jorge Perrout, que após ver seu desempenho em corridas a convidou para fazer parte do projeto. “Eu me sinto muito orgulhosa do resultado e continuarei melhorando e dando o meu melhor. Agradeço a UFJF por acreditar no meu potencial e talento. Vou continuar focada, pois tenho o objetivo de conseguir ir para o Mundial na Dinamarca”, diz.

Segundo a atleta, as oportunidades recentes de aprimorar conhecimentos têm auxiliado no desempenho nas competições. “Estive em um camping da equipe Pinheiros e tive a oportunidade de conhecer outros atletas, inclusive olímpicos, que me deram várias dicas e destacaram que eu tenho bastante potencial. Essa conquista só me fez ter ainda mais vontade de lutar sempre pelos meus objetivos”.

Estrutura

Equipe vencedora na prova de 8km, categoria sub-20 Masculino em Grupo (Foto: Cria/UFJF)

De acordo com o coordenador do projeto Cria/UFJF, Jorge Perrout, a fórmula utilizada para alcançar resultados positivos nos campeonatos nacionais e internacionais,  juntamente com a treinadora e doutoranda Gabriela Fernandes Lopes, têm sido o suporte dado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid/UFJF). “Nós temos trabalhado há seis anos com o apoio da UFJF. É importante destacar que os nossos resultados são alcançados por temos a Faefid, que nos disponibiliza as instalações e equipamentos de ponta, o que possibilita treino de qualidade, e a Proex nos ajuda com bolsas de extensão, o que faz com que os alunos da Faculdade nos dêem todo tipo de apoio”.

Perrout, também professor da Faefid, aponta que ter ao lado alunos da pós-graduação participando do projeto é fundamental para o seu bom funcionamento. “Outro aspecto importante é o fato de termos em nossa pós uma linha de pesquisa relacionada ao atletismo. Com a participação dos alunos do mestrado e doutorado passamos a ter também envolvimento da pesquisa e ampliação do nosso grupo de recursos humanos”, ressalta.

O Cria

O projeto é aberto para novos alunos a partir dos 12 anos, com a possibilidade de permanência por prazo indefinido. Inicialmente, os candidatos são testados em todas as provas para a verificação do potencial em cada uma delas. Para iniciar no Cria, basta comparecer à pista de atletismo da Faefid, onde são realizados os treinamentos, às 8h ou às 14h30, às segundas, quartas e sextas.

Copa Brasil
Realizada desde 1987, a Copa Brasil Caixa de Cross Country completou a 33ª edição. Este ano, as disputas tiveram a participação de mais de 250 atletas de 57 clubes, que fizeram seis provas, no masculino e no feminino, em um percurso de 2 mil metros.

O evento, que abre o calendário nacional da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) de 2019, é também seletivo para o Sul-Americano de Cross, em fevereiro. Serão convocados os quatro primeiros colocados na categoria adulta e Sub-20 e os dois primeiros na categoria Sub-18, individual, no masculino e no feminino.

Outras informações sobre o projeto podem ser encontradas na página do Cria no Facebook.

(32) 2102-3292 (Secretaria da Faefid)