O atleta do projeto Cria da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Maurício Dias, conquistou a medalha de ouro na categoria Dardos, na disputa do 43° Sul-Americano Sub-20 de Atletismo. Luiz Maurício, de 19 anos, alcançou o pódio ao bater o próprio recorde, elevando a marca de 70,04m para 71,17m. Além deste resultado, conseguiu a quarta colocação no lançamento de disco. O campeonato aconteceu no último final de semana, em Cali, na Colômbia.

Integrante do Cria/UFJF desde os 8 anos, Luiz Maurício Dias foi o melhor na categoria sub-20, no Sul-Americano, na Colômbia, e agora se prepara para o Pan, em julho, na Costa Rica (Foto: Cria/UFJF)

Integrante do Cria/UFJF desde os 8 anos, o atleta se prepara para competir no Pan-Americano, entre os dias 14 e 16 de julho, na Cidade de San Jose, na Costa Rica. Segundo o melhor lançador de dardos da América do Sul, o projeto proporciona muito aprendizado sobre atletismo e um preparo qualificado para todos da equipe. “Estou muito feliz por participar de uma competição internacional, um sonho de criança. Mas não nego que é muita responsabilidade representar o Brasil e minha equipe”, diz.

Para o treinador e doutorando da Faefid, Jefferson Verbena, o ideal agora é manter performance, condição física e motivação do atleta para que ele possa dar o seu melhor e ampliar a marca alcançada. “Nossa preparação começou em outubro do ano passado e percebemos o desenvolvimento dele em todas as competições ao longo do ano. Essa semana é de descanso, mas, na próxima, os treinos voltam com toda a energia possível.”

“Ele é o cara!”, afirma o coordenador do Cria/UFJF, Jorge Perrout. O professor da Faefid aponta o quanto Dias é talentoso e o quanto o treinador Verbena é crucial para os resultados alcançados. “Ele está com a gente desde criança e o treinador dele é formado na Faefid, aluno de doutorado e reconhecido internacionalmente. Mas precisamos considerar que, apesar de todo o talento do Luiz, ele é resultado do trabalho oferecido pela Universidade pública. Desenvolveu-se com nossa ajuda e apoiado pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF.”

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o resultado alcançado pelo Luiz, embora pareça uma perspectiva de trajetória e vitória individual, representa o trabalho coletivo de muitos outros estudantes da Faefid, inclusive de pós-graduação, e professores, que por meio dos projetos de extensão, fazem com que diferentes jovens possam seguir um caminho no esporte. “Com o suporte e acompanhamento técnico qualificado que a UFJF oferece, as pessoas passam a ter mais oportunidades de acesso aos próprios direitos, entre eles o da prática esportiva.”