A 2ª Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) injetou  mais de R$ 2,7 milhões na economia local. O relatório com os resultados do projeto de extensão – que ofertou mais de 40 atividades artístico-culturais gratuitas e abertas ao público em geral – foi divulgado esta semana pela equipe organizadora.

De acordo com o professor do Departamento de Turismo da UFJF e coordenador do evento,  Marcelo do Carmo, para mensurar a receita gerada pelo turismo foram analisados os gastos médios informados pelos próprios turistas no período de 9 a 19 de agosto.

“O turismo LGBTI – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Intersexos –   vem positivamente acumulando resultados significativos para a economia e o desenvolvimento social de Juiz de Fora.  Além disso, os dados atuais sobre as violências contra os LGBTI, no Brasil e mundo, mantêm a vulnerabilidade do grupo social e confirmam que eventos como a Semana Rainbow precisam continuar a ocorrer. É nosso dever enquanto universidade promover ações de conscientização, educação e inclusão, na perspectiva de retornarmos para a comunidade os investimentos feitos na educação gratuita no país.”

Ainda segundo o relatório, a ocupação média da rede hoteleira foi de 82% no período de 17 a 19 de agosto. O município de Juiz de Fora possui 4.500 leitos, distribuídos em diferentes meios de hospedagem, ou seja, durante a Semana Rainbow, 3.690 leitos foram utilizados.

Confira o relatório na íntegra.

Avanços e metas

Na avaliação do coordenador da Semana Rainbow, um dos principais avanços na segunda edição do evento foi a construção democrática das atividades com a participação de diversos setores da comunidade acadêmica da UFJF. “Também tivemos os editais de  apoio a projetos culturais e o concurso fotográfico; o aumento das ações – pulamos de 9, em 2017, para 48, em 2018; o aumento do público espectador; a redação e a impressão de uma cartilha sobre a comunidade LGBTI, dentre outros.”

Para a próxima edição da Semana Rainbow, a expectativa é que o campus de Governador Valadares também seja contemplado. Pretendemos democratizar ainda mais o processo de elaboração do evento, com ampla participação de toda a UFJF, diversificar a oferta de produtos culturais e conseguir financiamento através de chamadas e editais públicos. Outro objetivo é finalizar o documentário Miss Brasil Gay, sobre a história do movimento LGBTI em Juiz de Fora”, afirma Carmo.

A II Semana Rainbow da UFJF foi desenvolvida em parceria pelas diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, Pró-reitoria de Extensão e diversos cursos da instituição.

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Outras informações: (32) 2102-3997 – Diretoria de Imagem Institucional